sexta-feira, 17 de maio de 2019

Vamos falar hoje do Khmer Vermelho, grupo hegemônico do Partido Comunista do Camboja, etnia que corresponde a 97 % do povo cambojano.

Esse grupo liderado pelo ditador e sanguinário Pol Pot, matou mais de 2,5 milhões de pessoas entre 1975 e 1979.





O Camboja cujo antigo nome do reino era "Kambuja" (em sânscrito: कंबुज). No ano de 802, Jayavarman II declarou-se rei marcando o início do Império Khmer, que floresceu por mais de 600 anos, permitindo que sucessivos reis dominassem grande parte do sudeste da Ásia. O reino permitiu a construção de templos monumentais, como Angkor Wat facilitou a propagação do hinduísmo e do budismo por grande parte desta região. Após a queda de Angkor para Ayutthaya, no século XV, o Camboja foi governado como um vassalo entre seus vizinhos, Tailândia e Vietname, até que foi colonizado pelos franceses em meados do século XIX. A independência do país só ocorreu em 1953.

Buddhist monks in front of the Angkor Wat.jpg
Templo de Angkor Wat


A Guerra do Vietnã estendeu-se ao Camboja, dando origem ao Khmer Vermelho, que tomou Phnom Penh em 1975. O Camboja ressurgiu vários anos mais tarde dentro de uma esfera de influência socialista, como a República Popular de Kampuchea, que durou até o início dos anos 1990. Depois de anos de isolamento, a nação devastada pela guerra se reuniu sob a monarquia em 1993, e tem visto um rápido progresso nas áreas de recursos humanos e econômicos, além da reconstrução de décadas de guerra civil.

Entre 1975 e 1979, um dos maiores genocídios da humanidade, e o maior proporcionalmente à população, foi promovido pelo Khmer Vermelho, nome informal dado ao Partido Comunista do Camboja (ou Kampuchea, a autodenominação do país). Khmer é o nome da etnia de 97,6% dos cambojanos. Liderado por Pol Pot, o governo tinha o objetivo de estabelecer, a qualquer custo, uma utopia agrária.



Pol Pot

Cidades foram esvaziadas e milhões de pessoas, obrigadas a se instalar em fazendas coletivas, onde faziam trabalhos forçados por 16 ou mais horas por dia, sem alimentação adequada. Propriedades privadas foram confiscadas, escolas, bancos e hospitais não funcionavam, as religiões estavam proibidas. Com o fechamento de fronteiras e embaixadas, o isolamento era total. As áreas rurais foram tomadas por prisões e valas comuns, construídas para abrigar os inimigos do regime: qualquer um que não fosse camponês. Em quatro anos, o Khmer Vermelho dizimou cerca de 25% da população do Camboja – diretamente, por execuções; e indiretamente, por fome, exaustão e doenças.


Marcha forçada para fora das cidades


Pol Pot foi destituído do poder no começo de 1979, quando o exército vietnamita invadiu o Camboja. Essa invasão aconteceu como represália aos ataques promovidos pelo líder cambojano contra vietnamitas na fronteira dos dois países. Após sua destituição, Pol Pot liderou uma resistência até 1985, data em que abandonou a liderança do Khmer Vermelho.


Resultado de imagem para khmer vermelho



Pol Pot seguiu filiado ao Khmer Vermelho e continuou vivendo na clandestinidade no meio das selvas do interior do Camboja. Durante a década de 1990, Pol Pot foi acusado por membros do Khmer Vermelho de ter cometido crimes contra sua família. Ele faleceu em 15 de abril de 1998, depois de supostamente sofrer um ataque cardíaco. Os crimes cometidos por membros de seu governo durante o genocídio cambojano foram julgados posteriormente pela ONU e pelo governo seguinte do Camboja.



O Camboja tem apresentado um dos melhores desenvolvimentos econômicos na Ásia, com crescimento médio de 6% nos últimos dez anos. A agricultura, construção civil, vestuário e turismo atraíram investimentos estrangeiros e estimularam o comércio internacional. As reservas de petróleo e gás natural, encontradas nas águas territoriais do país em 2005, permanecem praticamente inexploradas, em parte devido a disputas territoriais com a Tailândia.


Resultado de imagem para khmer vermelho

Apesar das melhorias econômicas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país ocupa a 143ª posição, avaliado em 0,555 (empatado com São Tomé e Príncipe), indicando que o Camboja possui médio desenvolvimento humano atualmente.


Fontes:
wikipedia.org
aventurasnahistoria.uol.com.br
google.com.br
mundoeducacao.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...