quinta-feira, 30 de maio de 2019

Todos sabemos que vivemos momentos difíceis na economia, com recessão. Hoje mesmo foi anunciado uma queda 0,2 no PIB do primeiro trimestre de 2019.

No entanto muitas pessoas e analistas baseados em opiniões do mercado financeiro defendem um Estado totalmente liberal, onde o mercado se auto-regula.

                            Keynes


Nesse momento como ensinou Keynes (John Maynard Keynes - 05/06/1883 - 21/04/1946) que iniciou uma revolução no pensamento econômico, opondo-se às ideias da economia neoclássica que defendiam que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial. Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, as ideias econômicas de Keynes foram adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente. Durante as décadas de 1950 e 1960, a popularidade das ideias keynesianas refletiu-se na influência de seus conceitos sobre as políticas de grande número de governos ocidentais.

Numa hora de crise quem deve investir é o Estado. A iniciativa privada tem uma grande aversão ao risco, e seus investimentos só se dão num cenário de crescimento.

Vendem agora a ideia de que a Reforma da Previdência é a solução para a nossa estagnação. O que quer dizer isso ? Para investir o Estado precisa ter reservas, que no caso do Brasil não existem. Então a solução é aumentar a carga tributária, ou a diminuição das despesas, como faz uma boa dona de casa.

Aumentar a carga tributária é totalmente impopular, então eles cortam as despesas, principalmente da Previdência e dos mais pobres cujo o poder político de barganha é muito menor.

Hoje em São Paulo, o ex-presidente dos EUA Barack Obama disse: "Empresários e políticos conservadores da América Latina precisam entender que não existe mercado eficiente sem um bom Estado." 


Resultado de imagem para barack obama


Para uma plateia de 10 mil pessoas, o democrata divulgou uma mensagem com duras críticas a políticas liberais, apesar de não citar os nomes dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro.

Os aplausos mais fortes do evento ocorreram quando Obama chamou de maluca a política de armas dos Estados Unidos. Logo depois, ao defender a necessidade de preservação do ambiente, nova rodada de palmas.


Ninguém quer um Estado gigante que domine totalmente a Economia, queremos um Estado eficiente que regule a Economia. Na falta dele o mercado não é capaz de se auto sustentar, causando perda, principalmente para a população mais pobre, aumentando a desigualdade social.


Fontes:
folha.uol.com.br
google.com
wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...