Morreu em 2 de Maio de 1957, o senador norte-americano Joseph Raymond McCarthy, símbolo de uma época de perseguição e irracionalidade na politica americana, conhecida como "macartismo".
Joseph Raymond McCarthy foi um político norte-americano que exerceu o Direito em Wisconsin até que foi nomeado juiz de um tribunal no qual permaneceu até 1939.
Toda a revolta do comunismo na década de 50, preocupou os norte-americanos, então os legisladores decidiram prevenir a proliferação do comunismo para os Estados Unidos impondo a Lei de Sedição e a Lei da Espionagem. O Primeiro Pânico Vermelho foi caracterizado pela crueldade do governo dos EUA em identificar e atacar os suspeitos comunistas.
Usando uma prática comum em ditaduras, o medo da população aliada à falta de informações ou informações distorcidas e falsas, aterrorizou os EUA, dando margem à pratica de medidas anti-democráticas e de perseguição.
O ator e diretor Charles Chaplin foi uma vitima dessa perseguição, além de outros atores,produtores e diretores na famigerada "Lista negra de Hollywood". Atores como Lee L.Cobb, o dramaturgo Arthus Miller e Orson Wells foram outras vítimas.
Durante a II Guerra Mundial serviu na Marinha Americana. Em 1946 e 1952 foi eleito senador pelo Partido Republicano. Durante seus 10 anos no Senado, McCarthy e sua equipe ficaram famosos por suas investigações sobre pessoas no Governo dos Estados Unidos e outros suspeitos de serem agentes soviéticos ou simpatizantes do comunismo, infiltrados na Administração pública e no Exército. Difundindo seu sobrenome, o termo macarthismo foi cunhado para descrever especificamente o intenso movimento anticomunista. McCarthy chegou a ser censurado pelo Senado norte-americano em 1954, por 67 votos contra 22, acusado de conduta imprópria de um membro do Senado, pela forma em que tinha dirigido a Comissão.
A "caça às bruxas" perdurou até que a própria opinião pública americana ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à atuação corajosa do famoso e respeitadíssimo jornalista Edward R.Murrow na rede americana de televisão CBS, o que levou McCarthy ao ostracismo e à precoce decadência.
Edward R. Murrow - CBS
Após esse período, continuou outros dois anos em suas tarefas de senador, mas seus colegas o evitavam e o ocorrido pesou como uma laje em seu ânimo e em sua saúde. Seus biógrafos afirmam que, após a reprovação, nunca mais foi o mesmo: foi hospitalizado por problemas de alcoolismo crônico e faleceu em 2 de maio de 1957, aos 48 anos, vítima de cirrose e hepatite.
Hoje em dia essa sanha persecutória e insana ainda persisti, em princípio é tratada como sandice, mas é o tipo de ação que deve ser contida no início pois suas consequências podem ser muito danosas.
Fontes:
seuhistory.com
google.com.br
wikipedia.org
br.answers.yahoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário