Além da leitura, algo primordial para a informação, mais importante ainda é interpretar e entender o que se lê. Parece uma afirmação óbvia, infelizmente não é bem assim.
A interpretação de texto é o elemento-chave para o resultado acadêmico, eficiência na solução de exercícios e mesmo na compreensão de situações do dia-a-dia.
Além de uma leitura mais atenta e conhecimento prévio sobre o assunto, o elemento de fundamental importância para interpretar e compreender corretamente um texto é ter o domínio da língua.
E mesmo dominando a língua é muito importante ter um dicionário por perto. Isso porque ninguém conhece o significado de todas as palavras e é muito difícil interpretar um texto desconhecendo certos termos.
Pense quantas vezes você já contou um filme que você assistiu para alguém, uma série ou um capítulo de novela. Mesmo sem saber você estava interpretando e repassando um texto que você assistiu ou um livro que você leu, de acordo com o seu entendimento do mesmo.
Separe o texto em parágrafos. À medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu.
A partir daí você está exercitando a sua capacidade em compreender a leitura.
Resuma aquilo que leu. Agregar ao texto ideias precipitadas não demonstra concentração, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.
Finalmente, o mais importante: leia! Somente a prática da leitura facilitará a sua capacidade de compreensão e interpretação de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário