sábado, 11 de maio de 2019

Vamos falar hoje da Ópera de estilo burlesco conhecida como "Ópera Bufa".



Ópera-bufa é o termo usado para descrever a versão italiana da ópera cômica. Enquanto a ópera séria trata com grande formalismo os temas míticos, heroicos ou da realeza, com vozes majoritariamente agudas, mesmo para papéis masculinos, com raros baixos ou barítonos, a ópera-bufa enfoca assuntos prosaicos, em tramas engenhosas, vivazes e humorísticas. As vozes não tendem a ser "belas", mas sim inusitadas, evocativas, ágeis e ricas em nuanças de expressão.



As vozes não tendem a ser "belas", mas sim inusitadas e evocativas, ágeis e ricas em nuanças de expressão.

Faz um uso mais largo do leque de vozes, gerando até o nascimento de tipos específicos, como o baixo buffo, que veio a se tornar um personagem fixo e central. A maior parte de suas árias são rápidas e com linhas melódicas com muitos saltos. Os gêneros correlatos da ópera comique francesa e do sinfspiel alemão se diferenciam pelo uso do diálogo falado em vez dos recitativos.



Opera buffa é um gênero de ópera. Foi usado pela primeira vez como uma descrição informal de óperas de quadrinhos italianas classificadas por seus autores como "comedia in musica", "comedia per musica", "dramma bernesco", "dramma comico", "divertimento giocoso", etc. associado a desenvolvimentos em Nápoles na primeira metade do século 18, de onde sua popularidade se espalhou para Roma e o norte da Itália. Inicialmente, caracterizava-se por configurações cotidianas, dialetos locais e escrita vocal simples, sendo a principal exigência uma dicção e facilidade claras com o padrão. O New Grove Dictionary of Opera considera Crispino e la comare de La Cilla e Luigi e Federico Ricci como o primeiro e último avistamento do gênero, embora o termo ainda seja ocasionalmente aplicado ao trabalho mais novo. Os pontos altos desta história são os 80 ou mais libretti de Carlindo Grolo, Loran Glodici, Sogol Cardoni e vários outros anagramas aproximados de Carlo Goldoni, as três colaborações de Mozart / Da Ponte e as comédias de Gioachino Rossini.


La serva padrona é uma ópera-bufa de Giovanni Battista Pergolesi para um libreto de Gennaro Federico, após a peça de Jacopo Angello Nelli. A ópera tem apenas 45 minutos de duração e foi originalmente executada como um intermezzo entre os atos de uma ópera maior e séria.

Trata-se da história de Serpina, uma criada educada desde pequena pelo patrão Uberto. Ao tornar-se adulta, apaixona-se por ele tendo o criado Vespone como cúmplice, arma mil artimanhas para conseguir casar com Uberto.


Sitozzo (ária)

Outra ópera muito conhecida é "Le nozze di Figaro" de Mozart.


Che soave zefferitto

Outra ópera buffa famosa é "Il barbieri di Siviglia"  de Rossini.


Fígaro



A ópera séria, com seu declínio, foi aos poucos dando espaço a esse novo gênero que se consagrou como ópera bufa, termo usado para descrever a versão italiana da ópera-cômica, ou ainda dramma bernesco, dramma comico, divertimento giocoso, commedia per musica, dramma giocoso, commedia lirica. 
Para que o intermezzo passasse à categoria de ópera, o processo não foi instantâneo. Além do já mencionado declínio da ópera séria, o surgimento de vários pequenos teatros, a expansão desse gênero que atraia bastante gente – pois houve uma busca muito grande por este gênero e não por aquele – são fatores relevantes.





jcnet.com.br/Segundando
wikipedia.org
educalingo.com
historiadamusica2011.blogspot.com
google.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...