Vamos falar hoje do Livro Whuthering Heights de Emily Brontë.
Traduzido em português como "O Morro dos ventos uivantes" é o único romance da autora Emily Brontë publicado em 1847.
A história se passa em Yorkshire, apesar do livro não dizer isto, nas fazendas de Thrushcross Grange ou Granja dos Tordos e Wuthering Heights, onde neste cenário nasce o romance de Catherine Earnshaw e Heathcliff. Ele foi trazido para o ceio na família Earnshaw pelo pai de Cathy, com os dois ainda criança. Não se sabe a origem exata do garoto e muito menos seu nome verdadeiro. A paixão nasce entre eles, porém são cruelmente separados pelo destino, deixando um rastro de ódio e vingança que marcarão suas vidas.
Antes de mais nada, Wuthering Heights é uma história de amor que se entrelaça entre ódio e vingança, principalmente na figura de Heathcliff. O que move a história são os sentimentos intensos dos três personagens principais, o terceiro no caso seria Edgar Linton, contados pela testemunha e fiel empregada, Ellen "Nelly" Dean.
O romance é extremamente descritivo, salta aos olhos a riqueza de detalhes narrados durante a visita a propriedade:
"O telhado não tinha forro, exibindo-se em toda a sua nudez aos olhares curiosos, excepto nos locais onde ficava escondido atrás de uma prateleira suspensa cheia de bolos de aveia, ou atrás de presuntos fumados, de vitela, carneiro e porco, que pendiam das traves em fiadas. Por cima da chaminé enfileiravam se velhas escopetas já sem préstimo e um par de pistolas de arção, e, sobre o rebordo, à guisa de enfeite, três latas de chá pintadas de cores garridas. O chão era de lajes brancas e polidas. As cadeiras eram antigas, de espaldar, pintadas de verde, havendo também um ou dois cadeirões negros e pesados, semi-ocultos na sombra."
Heathcliff, o garoto adotado das ruas e que é criado como um filho, se apaixona pela irmã adotiva Catherine .
Após a morte do patriarca, Hindley, seu filho e irmão de Catherine, que sempre detestou Heathcliff, mandou-o viver com os criados. Depois, gradativamente foi apertando o cerco: privou-o de ir as aulas, foi incumbindo-o de tarefas desgastantes como qualquer outro criado.
Numa época em que os casamentos eram mais acordos comerciais do que propriamente gestos de amor, o destino de Catherine já estava traçado pela família: arrumar um marido oriundo de uma família com posses. O eleito foi Edgar Linton, dono da Granja dos Tordos, filho de uma família rica e de nome, vizinho da propriedade dos Earnshaw.
Catherine aceita casar-se com Linton apenas porque percebe que não poderá casar com o irmão adotivo. Durante um dia comum, Heathcliff escuta uma conversa entre Catherine e a governanta Nelly onde a moça confessa que apenas não se casaria com Heathcliff porque a união estragaria a sua reputação e status social.
Frustrado com o que ouviu da amada e com o enlace com outro, Heathcliff deixa a fazenda. Quando retorna, já se trata de um verdadeiro cavalheiro poderoso e repleto de rancor. Catherine fica então dividida entre dois homens: o marido, Edgar Linton, e o irmão adotivo.
Infelizmente o destino da moça é trágico, Catherine morre quando está dando a luz a uma bela menina. Heathcliff, inconformado com a perda da amada, promete se vingar de todos aqueles que proibiram a relação.
Os núcleos familiares construídos por Emily Brontë são bem complexos, bem como seus personagens. Catherine é muito impulsiva e dona de uma personalidade extremamente forte, bem como Heathcliff, que em busca de vingança usa de todos os artifícios, se torna um tirano, dominador, agressivo e muito violento.
O interessante é que a história é contada pela governanta da família, Nelly Dean, então de certo modo, temos uma perspectiva dos dois lados da história, um ponto de vista mais neutro, mesmo que a empregada afirma desde o início que não gosta de Heathcliff.
Heathcliff na sua fúria cega por vingança primeiro, casa-se com Isabella, irmã de Edgar. Com o tempo, Isabella lamenta ter se casado com Heathcliff e, descobrindo-se grávida, decide abandoná-lo.
Enquanto está longe, tem um filho, Linton. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para Heathcliff.
Hareton, filho de Hindley, consequentemente, fica sem herança. Apesar disso, ele considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se fale mal de sua pessoa.
Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy. Ela descobre-se sem bens quando Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo que possuía.
Pensando já ter se vingado, Heathcliff percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo sozinho em sua loucura e solidão. Como último desejo, é enterrado junto com Catherine, seu grande amor. Deste dia em diante, muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro.
O livro teve adaptações para o cinema, abaixo o trailer de 1992.
A cantora Kate Bush fez sucesso em 1978 com a música que conta a história de Heathcliff e Catherine.
Kate Bush - Wuthering Heights
Fontes:
mundosilenciosoblog.com.br
culturagenial.com
abookaholicgirl.wordpress.com
wikipedia.org
google.com.br
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário