Nossa homenagem ao dramaturgo Antunes Filho que faleceu ontem em São Paulo aos 89 anos de idade.
José Alves Antunes Filho Nasceu no bairro de Bela Vista, em São Paulo, filho de imigrantes portugueses. Começou estudando Direito no Largo de São Francisco, mas abandonou o curso para fazer Artes Dramáticas.
Entre os espetáculos que criou estão Macunaíma, da obra homônima de Mário de Andrade, que percorreu vinte países e Trono de Sangue, baseada na obra Macbeth de William Shakespeare.
Vários atores de renome passaram por sua supervisão, como Luís Melo, que foi protagonista de vários espetáculos, como Trono de Sangue, além de Giulia Gam, Alessandra Negrini, Camila Morgado, Renata Jesion, Ondina Clais Castilho, entre outros.
Antunes fez parte da primeira geração de encenadores brasileiros (junto a Flávio Rangel, Augusto Boal, Antônio Abujamra, Zé Celso e Amir Haddad), dissidentes do Teatro Brasileiro de Comédia (T.B.C.), onde começou como assistente de direção em 1952, tendo lá trabalhado com nomes estrangeiros decisivos que influenciaram sua geração: Ziembinski, Adolfo Celi, Luciano Salce, Ruggero Jacobbi e Flaminio Bollini.
CPT Antunes Filho
Estreou como diretor em 1953, com a peça Week-End, de Noël Coward. Em 1958, dirigiu O Diário de Anne Frank, de Francis Goodrich e Albert Hackett. Aplaudida durante meia hora pelo público, a peça consagrou-o.
Auto expressão
Durante o regime militar mergulhou no universo rural com Vereda da Salvação (1964), de Jorge Andrade, causando polêmica. Em 1978, veio Macunaíma, o primeiro espetáculo brasileiro a obter efetiva consagração internacional, percorrendo cerca de 20 países. No Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), criado em 1982, montou, entre outras, A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1986), Paraíso Zona Norte (1990), Novas e Velhas Estórias (1991), Macbeth – O Trono de Sangue (1992), Gilgamesh (1995) e Drácula e outros Vampiros. Em 1999, depois de inúmeras tentativas, montou uma tragédia grega: Fragmentos Troianos (1999), adaptação de As Troianas, de Eurípedes, com estréia no Festival de Istambul, na Turquia.
O fato é que foi um dos diretores mais importantes do moderno teatro brasileiro.
Fontes:
biografias.netsaber.com.br
wikipedia.org
google.com.br
youtube.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário