quinta-feira, 9 de maio de 2019







Giovanni Paisiello foi um reconhecido compositor italiano. Nasceu em 9 de maio de 1740 e faleceu em 5 de junho de 1816. Formou-se profissionalmente em Nápoles e trabalhou para as cortes dos reis Fernando IV, José Bonaparte, Catarina a Grande e Napoleão. Escreveu música de câmara, religiosa e óperas, caracterizadas por seu estilo e gosto clássico, e por sua instrumentação colorista. Triunfou, sobretudo, no gênero cômico, entre suas obras se destacaram: O barbeiro de Sevilha (1782) o Rei Teodoro (1784) A bela moleira (1788) e Nina (1789). Já estabelecido em Nápoles, escreveu várias óperas, a mais importante destas L ldolo cinese. Casou-se com Cecilia Pallini, e em 1776 foi convidado por Catarina II da Rússia a São Petersburgo, onde passou oito anos. Lá escreveu sua ópera mais famosa, o Barbeiro de Sevilha, baseada em uma comédia do dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, do ano 1775.





O Barbeiro de Sevilha - Abertura - Paisello



Embora a versão da Opera "O Barbeiro de Sevilha" seja a mais conhecida, a versão de Paisello, também é baseada no livreto de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais.


Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
youtube.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...