quinta-feira, 16 de maio de 2019



Palavras Homófonas e palavras Homógrafas.




Resultado de imagem para palavras homofonas e homografas





Algumas palavras só são identificadas de acordo com o contexto em que estão inseridas, pois às vezes possuem escritas iguais, às vezes sons ou mesmo escrita e som.


Chamamos de homônimas as palavras que apresentam a mesma fonética, mas semântica diferenciada. Vejamos:


Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes.


Exemplos: A sessão foi ótima. (de cinema)
Esta seção da loja é só para mulheres. (departamento)


Vamos fazer uso do bom senso. (juízo)
O censo obteve bons resultados. (conjunto de dados estatísticos)


Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.


Exemplos: Eu gosto de você. (verbo)
Meu gosto é diferente do seu. (substantivo)


A força não é maior que a sabedoria. (substantivo)
Não é ele quem força a tranca para fechar a porta! (verbo)


Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.


Exemplos: Vocês verão prosperidade em todos os sentidos! (verbo)
O verão deste ano está chuvoso! (substantivo)


Eu cedo, mas você também tem que ceder! (verbo)
Deus ajuda quem cedo se levanta! (advérbio de tempo)


Exemplos de uso de palavras homófonas


Traz e trás
Traz o martelo, por favor!
Está na parte de trás do armário.

Mal e mau
Meu filho está passando mal.
É muito mau o que está acontecendo?

Cem e sem
Você pode me emprestar cem reais?
Estou sem paciência para essas confusões.

Acento e assento
A palavra rubrica tem acento?
Esse assento está vazio?

Houve e ouve
Houve tiroteio no morro ontem à noite.
Minha avó já não ouve bem.


Exemplos de uso de palavras homógrafas

A maior parte dos casos de palavras homógrafas se refere à comparação de um substantivo e de uma forma verbal.

Apoio (ô) e apoio (ó)
Muito obrigada pelo seu apoio.
Claro que eu apoio essa causa!

Gelo (ê) e gelo (é)
Minha bebida precisa de gelo.
Quando penso em espíritos, até gelo de medo!

Sobre (ô) e sobre (ó)
Esta conversa é sobre o quê?
Comam à vontade! Não quero que sobre comida.

Jogo (ô) e jogo (ó)
Você viu o jogo de futebol feminino?
Todos os sábados eu jogo handebol com as minhas amigas.


Fontes:
mundoeducacao.bol.uol.com.br
normaculta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...