segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

 



Ícaro






Na romaniz.greg, Ícaro (Ίκαρος) em grego clássico: Ἴκαρο  romaniz.: Íkaros, pronúncia [i.karos] foi o filho do ,mestre artesão Dédalo, o arquiteto do labirinto de Creta . Depois que Teseu, rei de Atenas e inimigo de Minos, escapou do labirinto, o rei Minos suspeitou que Ícaro e Dédalo haviam revelado os segredos do labirinto e os aprisionaram - seja em uma grande torre com vista para o oceano ou no próprio labirinto, dependendo do relato. Ícaro e Dédalo escaparam usando as asas que Dédalo construiu com penas, fios de cobertores, roupas e cera de abelha.  Dédalo alertou Ícaro primeiro sobre a complacência e depois sobre a  arrogância, instruindo-o a não voar nem muito baixo nem muito alto, para que a umidade do mar não obstruísse suas asas ou o calor do sol as derretesse.  Ícaro ignorou as instruções de Dédalo para não voar muito perto do sol, fazendo com que a cera de abelha em suas asas derretesse. Ícaro caiu do céu e morreu afogado no mar. O mito deu origem à expressão “voar muito perto do Sol ”

Em algumas versões da história, Dédalo e Ícaro escapam de barco.

Como sabemos, os gregos antigos passavam ensinamentos através de lendas e mitos. A lenda de Ícaro, era contada, principalmente, para ensinar a importância da humildade após um êxito (vitória) e também de seguir as orientações dos mais experientes (no caso desse mito é Dédalo, seu pai). O mito também faz referência sobre a impossibilidade de um ser humano querer ter poderes semelhantes aos dos deuses.



Fontes:

wikipedia.org
google.com
suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...