segunda-feira, 14 de dezembro de 2020


Tirso de Molina




Gabriel Téllez, mais conhecido pelo pseudônimo de Tirso de Molina, foi um escritor, poeta, dramaturgo, historiador e monge católico espanhol da primeira metade do século XVII. É considerado um dos principais escritores espanhóis na transição do Barroco para o Renascimento. Se destacou, principalmente, pelos textos dramáticos que escreveu para o teatro.







Tirso de Molina nasceu na cidade de Madri, em 24 de março de 1579. Faleceu em Almazán (Espanha), em 12 de março de 1648.



Principais características do estilo literário:



- Escreveu dramas históricos e também comédias (religiosas, mitológicas, filosóficas e históricas) e sátiras. Escreveu também autos (composições alegóricas ou satíricas) sacramentais.




- Personagens, principalmente femininos, retratados com profundidade psicológica. Em suas obras, as personagens femininas são as mais importantes (protagonistas).



"El burlador de Sevilla o El convidado de piedra (no Brasil em português: O Burlador de Sevilha e o Convidado de Pedra ou O trapaceiro de Sevilha) é uma obra de teatro que apresenta pela primeira vez primeira vez o mito de Don Juan, indubitavelmente o personagem mais universal no contexto do teatro espanhol. De autoria discutida, a obra é tradicionalmente atribuída a Tirso de Molina.


Don Juan e Tartufo são exemplares na desconstrução da moral cristã hegemônica à serviço da aristocracia monárquica. O sucesso de ambas é proporcional ao elemento belicoso que explode em frases perfeitas da mais fina ironia e sarcasmo. O texto realiza o trabalho de desconstrução do edifício moral dominante no século 17. Em 1664 foi encenada Tartufo que conserva muito de Dom Juan de Tirso de Molina.Ambos são impostores, demagogos e hipócritas usado amoral cristã para praticar seus golpes.

O burlador de Sevilha




Conserva-se até hoje uma publicação de 1630, que terá como precedente uma versão conhecida como Tan largo me lo fiais (em tradução livre) representada em Córdoba em 1617 pela companhia de teatro de Jerónimo Sánchez.


Fontes:
suapesquisa.com
wikipedia.org
google.com
marciomariguela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...