Em 27 de dezembro de 1807, foi firmado o Tratado de Fontainebleau segundo o qual a Espanha e a França se comprometeram a atacar e apoderar-se de Portugal, país que, por sua vez, seria dividido em três partes independentes, e sem possibilidade de jamais recair sobre uma mesma pessoa, nem sobre o rei da Espanha. Dessas partes, a Lusitânia Setentrional ficaria nas mãos do reinado de Etrúria; o principado de Algarves (povoado da Espanha) iria para Godoy, e a terceira, correspondente ao centro, entre o Douro e o Tejo (bacias espanholas), seria reservado para as futuras compensações. Como consequência desse tratado, um exército francês, a mando do Duque e general francês Junot, penetrou na Espanha como o pretexto de fazer parte da guerra de Portugal.
Pouco depois atravessaram os Pireneus cinco grupos do exército e outro tanto da reserva permaneceu na fronteira, ficando a Espanha praticamente sob comando de Napoleão.A ocupação da Espanha, sob o pretexto de invadir Portugal, começou a ser realidade, quando, uma vez tomada Lisboa, outros exércitos se apoderaram das localidades espanholas que faziam fronteiras com a França.
Apesar das claras diferenças entre os dois países, eles tinham o inglês como inimigo comum.
Dois anos antes eles se uniram na Batalha de Trafalgar, que culminou na vitória dos britânicos. Na sua tentativa de dominar a Europa, Napoleão havia provado que a invasão das ilhas era impossível, então ele se preparou para isolá-las.
O principal obstáculo para isso foi a aliança tradicional dos ingleses com os portugueses que, além disso, graças ao seu poder naval, fizeram o comércio fluir livremente. Para os espanhóis, a assinatura do tratado teve conseqüências que iam além da simples passagem das tropas.
Napoleão tinha uma agenda oculta e aproveitou a oportunidade para invadir a Espanha. Essa invasão causou uma série de consequências que até tiveram uma grande influência no continente americano.
Portugal apoiava os ingleses e não fez parte do bloqueio naval imposto por Napoleão. Em 1808 D. João VI rei de Portugal fugiu de Lisboa para o Brasil com toda a corte portuguesa.
history.uol.com.br
google.com
maestrovirtuale.com
losojosdehipatia.com.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário