segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Hoje 7 de dezembro foi o dia do ataque japonês à base americana de Pearl Harbor.



Em 7 de dezembro de 1941, incrivelmente, a frota japonesa composta de 6 porta-aviões e mais de 400 navios, viajou milhares de quilômetros sem ser percebida pelas forças americanas.

Muito já se falou à respeito do ataque do Japão, filmes foram feitos contando a história.




O número de mortos oficial foi de 2403 militares e 68 civis mortos; talvez um número subestimado de mortos.

Foram de 5 navios afundados e vários outros danificados além da destruição de 188 aviões.



Presidente Roosevelt



O presidente americano Franklin D. Roosevelt conclamava o povo americano à guerra na Europa mas seus pedidos não eram bem aceitos pela população e pelo Congresso. A partir daí surgiram inúmeros relatos de que o ataque foi "desejado" pelo governo para que assim pudessem declarar a tão esperada guerra ao Eixo.






"O que é ensinado às crianças nas escolas: “Na manhã de domingo, 07 de dezembro de 1941, os japoneses lançaram um ataque surpresa contra Pearl Harbor, que dizimou a frota americana no Oceano Pacífico e forçou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial.” 






"Mas, com exceção para a data, tudo o que você acabou de ler é uma farsa. Na realidade, não houve ataque furtivo. A Frota do Pacífico estava longe de ser destruída. E, além disso, os Estados Unidos fez um grande esforço para facilitar o ataque".

"No dia 27 de janeiro de 1941, Joseph C. Grew, o embaixador dos EUA para o Japão, enviou uma mensagem para Washington afirmando que ele tinha descoberto que o Japão estava se preparando para ataca Pearl Harbor". 

"Em 7 de outubro de 1940, um dos conselheiros militares de Roosevelt, o tenente-comandante Arthur McCollum, escreveu um memorando detalhando um plano de 8 etapas que provocaria o ataque do Japão aos Estados Unidos".




"Algumas dessas expedições, em particular a mensagem do almirante Yamamoto, não deixou dúvidas de que Pearl Harbor era o alvo de um ataque japonês: “A força-tarefa, mantendo o seu movimento estritamente secreto e mantendo estreita guarda contra submarinos e aviões, deve avançar para as águas havaianas, e, para abrir as hostilidades, deve atacar a principal força da frota dos Estados Unidos e aplicar um golpe mortal. O primeiro ataque aéreo está previsto para a madrugada de X-dia – data exata a ser dada pela ordenança mais tarde”.






"Inclusive, na mesma noite antes do ataque, a inteligência dos EUA decodificou uma mensagem apontando para domingo de manhã, como o prazo estabelecido para algum tipo de ação japonesa". 

A mensagem foi entregue ao alto comando em Washington mais de quatro horas antes do ataque a Pearl Harbour.

Essas conclusões foram extraídas do Jornal GGN numa reportagem do jornalista  Luís Queiros de 17.01.2015, baseado em reportagens do Jornal americano The Washington Post, além de investigações do Congresso dos EUA com suas atas extraídas do site americano archive.org e o site historynet.com.

De qualquer forma os porta-aviões americanos e a maioria de sua frota não estavam em Pearl Harbor e em termos militares o ataque não foi tão devastador assim, apesar do grande número de vítimas.

Enfim o ataque aconteceu há 79 anos. A partir dele os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, como queria Roosevelt. O resto pode ser outra teoria da conspiração como no caso do ataque de 11 de setembro de 2001.


Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.,org
google.com
historiadomundo.com.br
historynet.com
archive.org
mundoeducacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...