Em 29 de março de 1886 foi inventado o refrigerante mais famoso em todo o mundo, a Coca-Cola.
A Coca-Cola é um tipo de refresco carbonatado produzido pela companhia The Coca-Cola Company e vendido em lanchonetes, restaurantes e máquinas em mais de 201 países. Em princípio, quando foi inventada pelo farmacêutico John Pemberton, em 29 de março de 1886, era um remédio patenteado, apesar de ter sido adquirido posteriormente pelo empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas de marketing fizeram com que a bebida dominasse o setor dos refrescos por todo o século XX.
A Coca-Cola foi criada por Pemberton na farmácia Jacobs, na cidade de Atlanta, Geórgia, quando com uma mistura de folhas de coca e sementes de cola quis criar um remédio que começou sendo vendido como um analgésico para dor de cabeça e para aliviar náuseas.
Estátua de John Pemberton
Depois foi vendida em sua farmácia como um remédio que aliviava a sede, a 5 centavos o copo. Quando a bebida ficou famosa em 1886, seu criador recebeu uma oferta para vendê-la em todo os Estados Unidos. Ele aceitou (vendeu a fórmula de seu produto por escassos 2300 dólares) e foram abertas várias engarrafadoras nos Estados Unidos. Mais tarde, dois advogados compraram a empresa e fizeram com que a Coca-Cola chegasse a todo o mundo. Desde então a empresa se converteu em The Coca-Cola Company.
A produção de Coca-Cola nunca parou e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial a bebida continuou sendo comercializada na Alemanha. No entanto, justamente por causa da guerra, não era possível conseguir todos os ingredientes necessários para fabricar o refrigerante no país. A falta de recursos fez com que a empresa criasse um novo produto para o mercado alemão e assim nasceu a Fanta.
Na maior parte do mundo, a Coca-Cola é consumida gelada. Curiosamente, em Hong Kong algumas pessoas têm o hábito de consumir a bebida quente como um remédio para combater a gripe.
Fontes:
seuhistory.com
megacurioso.com.br
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário