Vamos falar hoje do antropólogo, sociólogo, professor e politico Darcy Ribeiro.
Num momento de tanta mediocridade, que falta ele nos faz!
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Seu pai Reginaldo Ribeiro dos Santos, era farmacêutico; e sua mãe, Josefina Augusta da Silveira, era professora.
Estudou a primária e o ensino médio em sua cidade natal. Ingressou na Faculdade de Medicina, porém abandonou os estudos quando decidiu atuar na área de ciências políticas. Dali, ele foi para São Paulo cursar antropologia se formando em 1946.
Com seus conhecimentos nessa área, Darcy decidiu estudar as comunidades indígenas do Brasil. Entre 1949 e 1951 trabalhou no Serviço de Proteção aos Índios.
Darcy Ribeiro sobre os índios
Foi diretor e colaborador da fundação do Museu do Índio e participou da criação do parque indígena do Xingu.
Darcy Ribeiro e a Educação
Darcy, que trabalhou no Ministério da Educação e da Cultura, foi um grande articulador do ensino no Brasil.
Teve uma relação profissional muito importante com o educador Anísio Teixeira. Juntos, fundaram a Universidade de Brasília (UNB) e foram reitores.
Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira
Com esse intelectual, Darcy foi um defensor da democratização do ensino público e de qualidade para todos.
O antropólogo foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) que hoje leva seu nome: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Sua sede está em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.
Darcy foi professor de Antropologia na Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. Também ministrou aulas de Etnografia Brasileira e Língua Tupi na Faculdade Nacional de Filosofia.
Já doente com câncer ele fugiu do hospital para concluir seu livro "O povo Brasileiro".
O povo brasileiro
Darcy Ribeiro foi ministro da Educação durante Regime Parlamentarista do Governo do presidente João Goulart (18 de setembro de 1962 a 24 de janeiro de 1963) e chefe da Casa Civil entre 18 de junho de 1963 e 31 de março de 1964. Durante a ditadura militar brasileira, como muitos outros intelectuais brasileiros, teve seus direitos políticos cassados e foi obrigado a se exilar, vivendo durante alguns anos no Uruguai.
Sobre o governo Jango
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por Anísio.
C.I.E.P.
Nas eleições de 1986, Darcy foi candidato ao governo fluminense pelo PDT concorrendo com Fernando Gabeira (então filiado ao PT), Agnaldo Timóteo (PDS) e Moreira Franco(PMDB), mas foi derrotado nas urnas, com a eleição de Moreira.
Se o projeto dos CIEPs, não fossem abandonados, principalmente por boicote da elite, e das escolas particulares que viam nele uma ameaça aos seus lucros, e não tendo nenhum interesse em estudo de qualidade para os mais pobres, talvez hoje não teríamos tantas e crianças e jovens arregimentados pelo tráfico de drogas.
Projeto dos CIEPs
Foi responsável pela criação e pelo projeto cultural do Memorial da América Latina, centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, assim como foi responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), lei 9394/96 aprovado pelo senado brasileiro.
Exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro de 1991 até sua morte em 1997 - anunciada por um lento processo canceroso que comoveu o Brasil. Darcy, sempre polêmico e ardoroso defensor de suas ideias, teve, em sua longa agonia, o reconhecimento e admiração até dos adversários. Publica O Povo Brasileiro em 1995, obra em que aborda a formação histórica, étnica e cultural do povo brasileiro, com impressões baseadas nas experiências de sua vida.
No meio a tanta mediocridade de hoje em dia, onde parece que estamos regredindo, sinto enorme orgulho e satisfação de falar de um brasileiro como Darcy Ribeiro.
Fontes:
todamateria.com.br
wikipedia.org
google.com.br
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário