sábado, 16 de março de 2019



Vivemos momentos de intolerância e tragédias, apesar de isso não ser novo, a intolerância a intransigência e discriminação e ódio existem desde que a Humanidade existe.


Resultado de imagem para intolerância


A Igreja foi uma das primeiras a fomentar a discriminação e o ódio na famigerada Inquisição e também nas Cruzadas. 


Incutiram na cabeça das pessoas através do medo e da ignorância noções totalmente alheias àquelas pregadas pelo próprio Jesus Cristo no Novo Testamento; que todos somos iguais perante Deus,e que a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas são as únicas formas de convivência.

Resultado de imagem para john donne
A Canonização (trecho)

Por amor de Deus cala-te, e deixa-me
amar
Ou critica o meu marasmo, ou a minha
gota,
Escarnece meus cinco cabelos brancos,
ou minha ruína.
Melhora o teu estado com riquezas, tua
mente com as artes,
Vai tirar um curso, arranja um emprego,
Atende a Sua Senhoria, ou a Sua Graça,
O Rei real, ou a sua face estampada,
contempla.
Intenta o que quiseres, eu aprovo,
Desde que me deixes amar.
Ai de mim, a quem ofende o meu amor?
Quantos cargueiros afundaram os meus
suspiros?

Quem acusa minhas lágrimas de inundarem
suas terras?
Minhas frialdades afastaram alguma
precoce Primavera?
Quando é que os calores acumulados
nas minhas veias
Acrescentaram mais um nome ao rol da
peste?
Os soldados encontram guerras, e os
advogados ainda acham
Homens litigiosos que procuram conflitos,
Embora ela e eu amemos.
Chama-nos o que quiseres, somos assim
feitos pelo amor;
Chama-lhe a ela uma, e a mim outra,
traça;
Também somos pavios e às nossas custas
perecemos,
E em nós próprios encontramos a águia
e a pomba.

O enigma da Fênix tem maior agudeza
conosco,
Nós os dois sendo um, o condensamos.
De tal modo a um ser neutro ambos os
sexos se ajustam,
Que desfalecemos e ascendemos como
um só, provando
Ser Misteriosos por este amor (…)

John Donne (poeta inglês)

Resultado de imagem para declaração dos direitos humanos

Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem;

(trecho da Declaração dos Direitos Humanos - ONU 1948)

Abaixo os 10 primeiros artigos da Declaração dos Direitos Humanos, que ao contrário que a muitos ignorantes e hipócritas dizem não feito para "bandido", ele foi feito para respeitar a dignidade humana, contra a barbárie, a vingança e a crueldade e a submissão dos seres humanos.


Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4°
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.

Artigo 5°
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 6°
Todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento, em todos os lugares, da sua personalidade jurídica.

Artigo 7°
Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo 8°
Toda a pessoa tem direito a recurso efetivo para as jurisdições nacionais competentes contra os atos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei.

Artigo 9°
Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo 10°
Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.




Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.

John Donne

Por isso a Educação de um filho é tão importante, a criança ão conhece a inveja, a cobiça, a discriminação, o preconceito e o ódio. Cabe a nós pais ensinar acima de tudo que o outro é um semelhante, e que nunca deves fazer ao outro aquilo que não queres para si.  Esse é o principal ensinamento que um pai e uma mãe podem dar a um filho, não importa se eles forem religiosos ou ateus de ideologias de direita ou esquerda.
O preconceito, como diz a própria palavra é um conceito anterior ao conceito, ou seja, é uma opinião anterior ao conhecimento, ele vem da ignorância, da falta de informação, ou por informações distorcidas.



Resultado de imagem para intolerância

Fontes:
pensador.com
declaracao1948.com.br
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...