terça-feira, 5 de março de 2019

Vamos falar hoje de parágrafo padrão.

Primeiro vamos falar de parágrafo. O que é o parágrafo ?


Considera-se como parágrafo uma unidade textual suficientemente longa para conter uma comunicação completa, ou seja, é uma unidade textual que apresenta uma ideia central, a qual se unem ideias secundárias que possuem entre si uma relação de sentido e uma organização lógica.

O parágrafo padrão é organizado de forma a apresentar três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é composta por uma ideia-núcleo (tópico frasal) apresentada em um ou dois períodos; o desenvolvimento trata-se da explicação dessa ideia-núcleo; e, por fim, a conclusão, que aparece raramente, é composta por um breve fechamento da ideia central do parágrafo.

Ex:
Viver é mesmo uma ginástica (ideia central ou tópico frasal). O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto (desenvolvimento da ideia central). Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta.” (Conclusão).

Estrutura do parágrafo-padrão:

Introdução: possui uma ideia-núcleo, ideia principal ou tópico frasal, que expressa uma síntese do conteúdo de todo o parágrafo.

Desenvolvimento: possui ideias secundárias que explicam, comentam, desenvolvem, ampliam o tópico frasal.

Conclusão: possui ideias que fecham o parágrafo e arrematam a ideia central.


Formas de tópico frasal ou sentença-tese 


1. Declaração: O autor afirma ou nega algo na abertura do parágrafo para, logo a seguir, desenvolver a proposição, justificando ou fundamentando o que afirmou. Exemplo: ”A finalidade da escola é educar e ensinar. Ensinar é ministrar conhecimentos, experiências. A educação é ação formadora da personalidade, que faculta ao indivíduo alcançar, com sua atividade, a meta da sua vida.”


 2. Definição: O autor se propõe a expor uma definição ou um conceito que explicará posteriormente. 

Ex.: “O tópico frasal é o segmento inicial de um parágrafo, que contém a ideia núcleo. Esta ideia pode, por vezes, ser completa em si mesma, dispensando as idéias subsidiárias que a explicariam.“


 3. Referência Histórica:


Um fato acontecido no passado é relembrado como ponto de partida para novas afirmações e julgamentos. É necessário explicar que essa referência não precisa necessariamente estar ligada à história de um povo, de um país. Qualquer fato representativo, já acontecido, pode servir para abrir este tipo de parágrafo. Ex.: Diz a lenda que Rômulo e Remo, fundadores de Roma, foram amamentados por uma loba. Esse mito do herói amamentado por animais foi revivido neste século por Edgar R. Burroughs, com a criação do personagem Tarzan, que deveu sua subsistência a uma macaca e cuja trajetória passou do livro para o cinema. 


4. Interrogação Uma frase interrogativa inicia o parágrafo. Uma questão é lançada para reflexão ou mesmo para motivação da leitura das idéias subsequentes. Nelas, o autor, geralmente, procura responder à indagação feita, apresentando seus motivos. Ex.: O que é redigir? Redigir é um ato do nosso cotidiano. Estamos, até sem nos dar conta, redigindo nas diversas situações. 


5. Citação O autor cita uma declaração de alguém para, a partir daí, desenvolver suas próprias idéias. Ex.: ”O silêncio não é a negação da palavra, como a palavra não é tampouco a negação do silêncio. Tristão de Athayde, ao afirmar tais verdades, declara-se novamente inimigo mortal das palavras vãs.” 


Fontes:
wikipedia.org
mundoeducacao.bol.uol.com.br
simonsen.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...