quinta-feira, 7 de março de 2019



No dia 7 de março de 1930, Mahatma Gandhi fez o que ficou conhecido como a Marcha do Sal, visando arrancar a independência da Índia do Império Britânico. Depois de um percurso a pé de 300 km, chegou no dia 6 de abril de 1930 ao litoral do Oceano Índico. 

T

ambém conhecida pelo nome de Satyagraha, a Marcha do Sal foi um movimento com o objetivo de impedir a proibição da atividade de extração do sal na Índia, que era uma colônia da Inglaterra. Com a medida, um proibição dos britânicos, Mahatma Gandhi iniciou uma caminhada que começou no mosteiro Sabarmati Ashram e terminou em Dandi, pequena aldeia em que o líder revolucionário pegou uma quantidade de sal como gesto simbólico. Mesmo após a prisão do líder indiano, o movimento continuou até Bombaim.

Na realização deste manifesto, Gandhi foi seguido por um bom número de adeptos, porém, o líder indiano não incitou nenhum de seus seguidores a acompanhá-lo, o que impediu uma reação instantânea das autoridades britânicas. A Marcha do Sal foi iniciada no dia 7 de março, existem versões que falam em  12 do mês de março e terminou somente no dia seis de abril do ano de 1930.


Resultado de imagem para a marcha do sal




Entrou na água e pegou em suas mãos um pouco de sal. Por este gesto irrisório e altamente simbólico, Gandhi incentivou seus compatriotas a violarem o monopólio do estado sobre a distribuição de sal. Este monopólio obrigava a todos os consumidores indianos, inclusive os mais pobres, a pagarem um imposto sobre o sal e lhes proibia recolhê-lo eles mesmos. É análogo à gabela que, sob o Antigo Regime gravava o sal na França (Taxa sore o consumo do sal durante a monarquia francesa).



Resultado de imagem para a marcha do sal

Na praia, a multidão, nutrida de vários milhares de simpatizantes, imitou o Mahatma e recolheu água salgada em recipientes. Seu exemplo foi seguido por todo o país. De Karachi a Bombai, os indianos evaporavam a água e recolhiam o sal em plena luz do dia, desafiando os britânicos. Estes últimos enchiam seus cárceres com 60.000 ladrões de sal indianos.

A Marcha do Sal representou para os hindus o equivalente ao motim do chá em Boston, que levou os Estados Unidos à independência.

Resultado de imagem para a marcha do sal

Após prenderem Mahatma Gandhi e muitos adeptos da Marcha do Sal, os britânicos achavam que a manifestação iria cessar. Entretanto, os manifestantes continuaram a caminhada, desta vez, indo rumo à região norte, onde se localiza Bombaim. Em ato silencioso, o grupo aproximou-se de depósitos de sal que estavam protegidos por cerca de quatrocentos policiais. Quando chegaram mais perto do produto, as autoridades atacaram-nos com golpes de cassetete. Um a um, os manifestantes foram caindo com as pancadas, sem o mínimo gesto em autodefesa. O mesmo processo ocorria com as colunas que vinham de trás, abatidas da mesma forma.

Resultado de imagem para a marcha do sal


Fontes:
seuhistory.com
ricardoergamini.com.br
google.com.br
infoescola.com
wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...