Morreu hoje compositor e cantor brasileiro, João Gilberto aos 88 anos.
Considerado um dos pais da bossa nova, morreu hoje, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela neta Sofia em mensagem publicada nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
Chega de saudade de Vinícius e Tom Jobim
Desafinado - Tom Jobim
Ele sofria com problemas de saúde há algum tempo. A informação foi confirmada pelo seu filho, João Marcelo Gilberto, que mora nos Estados Unidos.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, cantor e violonista baiano, concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentaram a Bossa Nova ao mundo, foram eles “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” de 1961.
O artista não parou com suas criações e seguiu com shows e discos que se tornaram obras de arte, como é o caso de "Amoroso”, álbum gravado nos Estados Unidos entre 1976 e 1977 sob o selo Warner Music.
O disco foi relançado no Brasil em formato longo no ano passado, durante os festejos dos 60 anos da Bossa Nova. O álbum celebra o encontro harmonioso do artista brasileiro com o maestro alemão Claus Ogerman (1930 – 2016).
João Gilberto com a filha Bebel Gilberto, neta e bisneta
João era um músico desacreditado quando entrou no estúdio da gravadora Odeon, no Rio, o equivalente a um "single" da época. O disco de 78 rotações por minutos imortalizou, em 10 de julho de 1958, os clássicos "Chega de saudade" e "Bim bom".
Em 1959 casou-se com a cantora Astrud Gilberto, o casal teve um filho, João Marcelo. Em 1965 ele se casa com Miucha, irmã de Chico Buarque, o casal teve uma filha, Bebel Gilberto.
Os dois irmão tiveram um litígio na Justiça devido aos problemas financeiros de João Gilberto que chegou a ser despejado do apartamento onde morava.
João Gilberto foi aclamado pelo mundo inteiro, devido ao seu enorme talento.
Fontes:
bol.uol.com.br/entretenimento
youtube.com
g1.globo.com
google.com
revistaversar.com.br
wikipedia.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário