quinta-feira, 25 de julho de 2019


Imagem relacionada



Em Paris, na França, a dançarina "exótica" Mata Hari era condenada à morte no dia 25 de julho de 1917 por uma corte francesa, acusada de espionagem para a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Ela foi executada no dia 15 de outubro do mesmo ano. Sua atividade como agente duplo nunca foi 100% esclarecida. Apesar disso, ela virou símbolo da espiã feminina e sedutora. Nascida em 1876, Mata Hari se casou aos 19 anos com um oficial escocês e se mudou para Java e Sumatra. O casal retornou à Europa, mas acabaram se separando pouco depois. Em seguida, começou a dançar profissionalmente em Paris, em 1905, sob o nome de Lady MacLeod. Logo, passou a se apresentar como Mata Hari, que dizem ser uma expressão malaia para o sol (literalmente, "olho do dia").


Resultado de imagem para Mata hari




No início, as coisas não foram fáceis para Mata Hari. Para se sustentar em Paris, ela trabalhou como modelo, posando nua para artistas, e teve que apelar para a prostituição também. Depois de um tempo, ela arranjou um emprego em um circo, e não demorou até ela começar a se apresentar como dançarina e ganhar certa fama.



Alta e extremamente atraente, familiarizada com as danças de origem indiana e disposta a aparecer praticamente nua em público, foi um sucesso instantâneo em Paris e em outras grandes cidades. Ao longo de sua vida, teve muitos amantes, entre eles militares. Suas atividades de espionagem permanecem obscuras, mas ela foi considerada culpada pela justiça francesa por agir como agente duplo para Alemanha e França. 





Algumas evidências sugerem que ela agiu como espiã para os alemães e também atuou temporariamente como agente duplo para os franceses. No entanto, parece que os alemães acabaram dispensando seus serviços por achar que Mata Hari não era muito eficiente em arrancar informações valiosas de seus amantes.

Então, em janeiro de 1917, as autoridades francesas interceptaram uma mensagem enviada por um oficial alemão sediado em Madri, na Espanha, a Berlim, e o conteúdo se referia às atividades de um espião identificado como H-21. A identidade do agente foi atribuída a Mata Hari — há quem acredite que os alemães armaram contra ela — e, em fevereiro, ela foi presa e enviada à Prisão Saint Lazare, em Paris.



Condenada à morte, foi fuzilada por um pelotão na França. No cinema, foi interpretada pela diva Greta Garbo, no filme Mata Hari, de 1931.

Mata Hari com Greta Garbo


Fontes:
seuhistory.com
youtube.com
megacurioso.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...