Frase, oração e período.
Exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
Exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.
Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
Oração é toda construção linguística que contém um verbo ou uma locução verbal. Opa! Mas não acabamos de dizer que a frase também pode conter verbos?
Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.
A questão aqui é que não necessariamente essa oração, sozinha, faz sentido. Muitas vezes, ela depende de outros elementos que se encontram dentro da frase para isso.
Período é uma frase que tem uma oração ou mais, por exemplo: “Assim que ela chegou, apresentou as novas ações a serem executadas.”. Note que há 3 verbos; portanto, temos mais de uma oração, formando, assim, um período composto. Inclusive, temos um caso de subordinação, que revela a dependência dos períodos e confirma que nem toda oração tem sentido sozinha.
Essa estrutura sintática, então, reúne orações e tem sentido completo. Os períodos se subdividem em simples e composto. O primeiro é formado por apenas uma oração, já o segundo por mais de uma.
Exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
Exemplos de orações:
– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.
PERÍODO
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
Período simples
Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
Período composto
Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Fontes:
comunidade.rockcontent.com/frase-oracao-e-periodo
portugues.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário