segunda-feira, 8 de julho de 2019


Resultado de imagem para fausto wolff

No dia 8 de julho de 1940 nascia, em Santo Ângelo (RS), Faustin von Wolffenbüttel, mais conhecido como Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro, autor de aproximadamente 20 livros.

Resultado de imagem para fausto wolff

Quando completou 18 anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em várias jornais. Escreveu sobre televisão no Jornal do Brasil, sobre teatro na Tribuna da Imprensa e sobre política no Diário da Noite. Suas opiniões polêmicas e independentes também começaram a aparecer na TV, com o Jornal de Vanguarda de Fernando Barbosa Lima a partir de 1963. 


Em 1968, por conta da censura do governo militar, Fausto Wollf exilou-se na Europa, onde passou 10 anos, na Dinamarca e na Itália. Ainda no exílio, foi um dos editores de O Pasquim, além de diretor de teatro e professor de literatura nas universidades de Copenhague e Nápoles. Na volta ao Brasil, com a Anistia de 1978, trabalhou em jornais como O Globo e Jornal do Brasil, mas em seguida passou a dedicar-se apenas à imprensa independente, em especial a O Pasquim. Apoiou Brizola em sua eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro em 1982 e, a partir dessa experiência, organizou o volume "Rio de Janeiro, um Retrato: a Cidade Contada por seus Habitantes" (1985), considerado um dos mais completos retratos sociológicos da cidade. A partir daí, longe do cotidiano das redações de jornais, dedicou-se à literatura. 


Resultado de imagem para fausto wolff


Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti por seu romance À Mão Esquerda.

À Mão Esquerda faz um extenso relato da vida de Percival von Traurigzeit ou Pérsio Traurig, um jornalista gaúcho que nasceu numa colônia alemã no início da década de 1940 e correu mundo em memoráveis aventuras e desventuras. Esse relato, porém, começa a ser contado muitos anos antes do seu nascimento, desde século XVI, quando se escreve a história de seus antepassados distantes e próximos, e vai culminar no ano de 1995. Cada capítulo é contado por um personagem diferente num determinado ano compreendido nesse período.



 Voltou a ficar entre os dez finalistas do Jabuti em mais duas oportunidades: em 2004 na categoria Poesia e em 2006 na categoria Contos, com A Milésima Segunda Noite. Wolff teve também algumas participações no cinema. Em 1977 foi co-roteirista do filme dinamarquês Jorden er flad, no qual igualmente foi ator. Fez ainda pequenos papéis em filmes dirigidos por amigos seus - como Natal da Portela (1988) e O Viajante (1999).

Resultado de imagem para fausto wolff





Fausto Wolff levava ao extremo a máxima de Umberto Eco: "Todo o mundo ficcional se apóia parasiticamente no mundo real, que toma por seu pano de fundo." Seus contos têm a realidade enraizada nas histórias. São comuns as citações de casos que estiveram nas primeiras páginas dos jornais ainda ontem, como as privatizações e a queda do edifício Palace I, construído pelo deputado Sérgio Naya. 


Tem-se a impressão de se estar lendo um conto escrito ontem mesmo. Os contos de Fausto Wolff nos tocam pelo real absurdo da vida cotidiana e pela proximidade de seus personagens. Os personagens andam pelas ruas que você conhece, bebem nos bares que você frequenta, leem os jornais que você lê e se parecem, e muito, com esta multidão sem rosto com a qual você convive.

Não há redenção nas histórias de Fausto Wolff. A crueldade é toda ela destilada em contos como "A Vidente", no qual até tão propagada solidariedade não passa de um embuste. Ou então em "O Passarinho", que conta a história de um louco tão desgraçado e inviável quanto os personagens de Dostoiévski.

Fausto Wolff foi um escritor realista in extremis. Talvez seja por isso que a imprensa o ignore tão solenemente: nada pior do que saber que as sanguinolentas e escandalosas manchetes diárias são mesmo verdadeiras.


Resultado de imagem para fausto wolff frases



Fausto Wolff morreu no dia 5 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro, vítima de uma hemorragia digestiva e disfunção de múltiplos órgãos.


Fontes:
seuhistory.com
google.com
nao-til.com.br/nao
skoob.com.br/livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...