No dia 3 de julho de 1883 nascia, em Praga, na República Tcheca, o escritor Franz Kafka. Sua narrativa simbólica, escrita em alemão, antecipou a opressão que viria no século XX.
Kafka nasceu em uma família judaica de classe média e falante de alemão em Praga, então pertencente ao Império Austro-Húngaro. Durante sua vida, a maior parte da população de Praga falava tcheco e a divisão entre os falantes de tcheco e alemão era visível, já que ambos os grupos estavam tentando fortalecer sua identidade nacional.
Hermann e Julie Kafka (pais de Kafka)
A comunidade judaica muitas vezes achou-se dividida entre esses dois grupos, levantando, naturalmente, questões sobre a origem de uma pessoa. O próprio Kafka era fluente nas duas línguas, considerando o alemão sua língua materna.
Kafka é considerado uma das mais significativas figuras da literatura moderna. Em seus livros, aborda temas como a solidão, a frustração, a sensação de culpa e a angústia dos seres humanos quando se deparam com forças desconhecidas, que estão fora do alcance e da compreensão das pessoas.
Toda a obra publicada de Kafka, com exceção de algumas cartas que escreveu em tcheco para Milena Jesenská, foi escrita em alemão. O pouco que foi publicado em sua vida atraiu pouca atenção pública.
Dentre as suas obras se destacam "Metamorfose" (1915), "O Processo" (1925), "O Castelo" (1926), "O desaparecido" ou "Amerika" (1927). A força de seus textos é tamanha que o termo "kafkiano" é usado para explicar situações sociais angustiantes ou grotescas.
Durante 1914, Kafka começou o romance O Processo, a história de um homem processado por uma autoridade remota e inacessível, sendo a natureza de seu crime mantida oculta tanto para ele quanto para o leitor. Kafka não concluiu o romance, apesar de ter terminado o capítulo final.
Em Metamorfose, o personagem Gregor um caixeiro-viajante, um dia acorda metamorfoseado num inseto.
O romance todo fala em mudanças, inclusive àquelas da própria família de Gregor, que dependiam totalmente do trabalho dele, e agora precisam arrumar emprego.
Max Brod (editor de Kafka)
Kafka não terminou nenhum de seus romances maiores e queimou cerca de 90% da sua própria obra, grande parte durante o período em que viveu em Berlim com Dora Diamant, sua última namorada, que ajudou-lhe a queimar os rascunhos. Nos seus primeiros anos como escritor, ele foi influenciado por von Kleist, cuja obra ele descreveu em uma carta a Bauer, seu editor, como assustadora e a quem ele considerava mais próximo que sua própria família.
Dora Diamant
Ele morreu no dia 3 de junho de 1924, vítima de tuberculose, em Klosterneuburg, na Áustria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário