Hoje é aniversario de nascimento e de morte de uma das maiores atrizes do cinema mundial, a sueca Ingrid Bergman.
Ingrid nasceu em 29 de agosto de 1915, em Estocolmo, seu pai era o sueco Justus Bergman (02 de maio de 1871 - 29 de julho 1929),e sua mãe era a alemã Frieda Adler ( 12 de setembro de 1884 - 19 de janeiro de 1918).
Quando ela tinha dois anos, sua mãe morreu,seu pai, que era um artista e fotógrafo, morreu quando ela tinha 13 anos.Nos anos antes de sua morte, ele queria que ela se tornasse uma estrela da ópera, e ela teve aulas de voz por três anos,porém Bergman nutria uma paixão pelo mundo da atuação desistindo das aulas dois anos depois.
Após sua morte, ela foi enviada para morar com uma tia, que morreu de doença cardíaca apenas seis meses depois. Ela então se mudou com sua tia Hulda e seu tio Otto.
Mais tarde, ela recebeu uma bolsa de estudos para a Royal Dramatic Theatre School, patrocinada pelo estado, onde Greta Garbo, alguns anos antes havia recebido uma bolsa semelhante. Depois de vários meses a ela foi dada uma parte um papel numa peã teatral chamada Crime , escrito por Sigfrid Siwertz.
Interpretou a linda Lisa Lund em Casablanca ao lado de Humphrey Bogart, com direção de Michael Curtis de 1942.
Casablanca - 1942
Play it, Sam - Casablanca
Durante sua férias de verão, ela também foi contratada por um estúdio de cinema sueco, o que levou a deixar a Royal Dramatic Theatre depois de apenas um ano, para trabalhar em filmes em tempo integral.
Sua estréia no cinema foi em Landskamp (1932), filme dirigido por Gunnar Skoglund. Seu papel foi tão insignificante que ela nem foi creditada.
Os produtores de Hollywood logo prestaram atenção naquela bela atriz sueca e a chamaram para testes. Ela já tinha fama em seu país, mas mesmo assim eles queriam molda-la e deixa-la mais americanizada. Ingrid se negou a se transformar. Os produtores também queriam mudar seu nome para Ingrid Berriman ou Ingrid Lindstrom, mas a atriz insistiu em manter Ingrid Bergman.
Casou-se algumas vezes, a primeira com Peter Lindstrom em 1937, mas o casamento que lhe causou maiores comentários foi com o diretor Roberto Rosselini em 1949. Os dois eram casados quando começaram a se relacionar, e ambos largaram a família para ficarem juntos.
Fez ao lado de Rossellini 6 filmes: Stromboli (1950), Europa ’51 (1952), Nós, as Mulheres (1953), Joana D’Arc de Rossellini (1954), O Medo (1954) e Romance na Itália (1954).
O nome de seus filhos são: Pia Lindström (1938), Roberto Ingmar Giusto Giuseppe Rossellini (1950), as gêmeas Isabella Rosselini (atriz) e Ingrid Rossellini (1952). Pia foi criada pelo pai, e Isabella e Ingrid viam pouco seus pais, que trabalhavam demais.
Isabella Rosselini
Ingrid Bergman e Rosselini
Ao lado de Gary Cooper filmou "Por que os sinos dobram" baseado na obra de Ernest Hemingway. Filme de 1943. Ambos os atores foram escolhidos pelo próprio escritor.
For whom the bells rings 1943
Com seu papel principal em 1956 no longa Anastasia (1956), Bergman fez um retorno triunfante para o cinema dos Estados Unidos e ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela segunda vez, sendo descrita como "uma das maiores atrizes do mundo". Bergman fez sua primeira aparição pública após-escândalo em Hollywood no Oscar de 1958, quando foi apresentadora do Oscar de Melhor Filme.
Anastasia - 1956
Ingrid Bergman morreu no mesmo dia de seu nascimento, quando estava completando 67 anos de câncer de mama, em 29 de Agosto de 1982.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
cinemaclassico.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário