Hoje 28 de Agosto é comemorado o Dia do Bancário.
Origem do Dia dos Bancários
A data de comemoração da classe bancária é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para esses profissionais no país.
No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.
Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária.
Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo às pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os trabalhadores conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvo de represálias.
A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil.
Fomos uma categoria que já chegou a 400 mil profissionais, hoje não chega a metade disso. A categoria sempre foi bastante explorada pelos bancos, e devido ao trabalho extenuante desenvolveram inúmeras doenças ocupacionais, como estresse, depressão, lesões por esforços repetitivos, doenças coronárias e dos sistema digestivo.
A tendência é que o profissional fica cada vez mais alijado dos empregos formais, já que os bancos investem pesado no auto-atendimento, sem que isso represente uma diminuição nas tarifas para o cliente.
A todos os colegas bancários, feliz dia. É um dia de lembrar grandes conquistas no passado de uma classe coesa e batalhadora.
Fontes:
spbanciarios.com.br
redebrasilatual.com.br
calendarr.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário