sexta-feira, 30 de agosto de 2019

“Chamai-me Ismael. Há alguns anos — quantos precisamente não vem ao caso — tendo eu pouco ou nenhum dinheiro na carteira e sem nenhum interesse na terra, ocorreu-me navegar por algum tempo e ver a parte aquosa do mundo.”

Moby Dick - Herman Melville


Resultado de imagem para moby dick




O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que perseguiu teimosamente uma baleia e ao tentar destruí-la, afundou.Outra fonte de inspiração foi o cachalote albino Mocha Dick, supostamente morta na década de 1830 ao largo da ilha chilena de Mocha, que se defendia dos navios que a perturbavam com premeditada ferocidade.

Resultado de imagem para moby dick






A obra foi inicialmente mal recebida pelos críticos, assim como pelo público por ser a visão unicamente destrutiva do ser humano contra os seres marinhos. Mas com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas da literatura em língua inglesa, já que destruidores se tornaram a maioria e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores estadunidenses.

Moby Dick começa com a frase: “Chamai-me Ismael.” Segue-se a narrativa em primeira pessoa do marinheiro Ismael (seu nome completo nunca é mencionado), um professor rural de uma família tradicional que decide “velejar um pouco e ver a parte aquosa do mundo” para fugir de sua melancolia. Ismael já trabalhou como marinheiro em navios mercantes, mas agora quer viajar num baleeiro e conhecer as baleias. "Um monstro tão prodigioso e cheio de mistério despertava toda a minha curiosidade."


Resultado de imagem para moby dick





E, claro, a maior e mais brilhante de todas as alegorias é o próprio Moby Dick – o representante mais surpreendente de uma espécie que é surpreendente em si mesma. Moby Dick é um gigante entre uma raça de gigantes, e sua cor incomum, mais do que apenas fazê-lo único e facilmente reconhecível, reúne toda uma gama sugestões fantasmagóricas e sobrenaturais. E o mais intimidador de tudo: sua ferocidade não é cega como a de um animal comum, mas guiada por uma diabólica inteligência. É difícil pensar em uma maneira mais impressionante de encarnar a essência grandiosa, poderosa e terrível da natureza, uma força que, de acordo com o pensamento “anacronicamente romântico” de Melville, ninguém deveria se atrever a desafiar. E, lutando contra essa força invencível, Ahab, um homem forte, mas torturado, eternamente atormentada por sua obsessão monomaníaca, encontra um final que não poderia ser mais simbólico. Tudo isso nos leva à conclusão de que Moby Dick, o romance, com sua rica mistura de ciência, aventura e drama humano, ainda tem muito a revelar, por mais que já tenha sido minuciosamente estudado e profundamente discutido, porque seus significados parecem ser infinitos – uma característica que pode ser apontada como uma das marcas de um clássico, de uma obra de arte imortal.



"É o meu jeito de afastar a melancolia e regular a circulação. Sempre que começo a ficar rabugento; sempre que há um novembro úmido e chuvoso em minha alma; sempre que, sem querer, me vejo parado diante de agências funerárias, ou acompanhando todos os funerais que encontro; e, em especial, quando minha tristeza é tão profunda que se faz necessário um princípio moral muito forte que me impeça de sair à rua e rigorosamente arrancar os chapéus de todas as pessoas então percebo que é hora de ir o mais rápido possível para o mar. Esse é o meu substituto para a arma e para as balas. Com garbo filosófico, Catão corre à sua espada; eu embarco discreto num navio. Não há nada de surpreendente nisso. Sem saber, quase todos os homens nutrem, cada um a seu modo, uma vez ou outra, praticamente o mesmo sentimento que tenho pelo oceano."




Resultado de imagem para herman melville
Herman Meville









Fontes:
revistabula.com
wikipedia.org
conhecimentoliteratura.com.br
google.com
folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...