terça-feira, 6 de agosto de 2019

No dia 6 de agosto de 2001 morria, em Salvador (BA), Jorge Leal Amado de Faria, um dos grandes escritores brasileiros, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 88 anos. Jorge Amado é o autor com maior quantidade de obras adaptadas para a TV, como os casos dos sucessos Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. 

Jorge Amado

Sua obra literária também foi adaptada para o cinema, teatro e serviu de inspiração para enredos de escolas de samba. Nascido em Itabuna (BA), no dia 10 de agosto de 1912, ele escreveu 49 livros, sendo alguns editados em 55 países, em 49 idiomas. 


Resultado de imagem para jorge amado e o premio nobel de literatura


Jorge Amado foi uma das maiores referências literárias da América Latina durante aquela década. Foi cogitado para receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas sofria duas restrições. A primeira delas foi escrever em português — muito embora tenha sido um dos autores mais traduzidos do mundo, em mais de 36 idiomas. A segunda, foi ser muito popular, um verdadeiro fenômeno de vendas no Brasil e fora dele — a Academia sempre teve uma queda por escritores mais estilistas e obscuros. Além disso o pouco empenho do governo brasileiro  na época da ditadura militar, uma vez que Jorge era comunista.

“Que outro prêmio pode querer um escritor cuja obra é lida em mais de 30 idiomas?”, dizia ele, dando de ombros por ter sido preterido. “Prêmios são uma besteira. A pior coisa para um escritor é ficar correndo atrás de consegui-los”.


Resultado de imagem para jorge amado e o premio nobel de literatura



Ele só foi superado em número de vendas pelo escritor Paulo Coelho. Seus livros têm como temas injustiças sociais, folclore, política, crenças e tradições e a sensualidade do povo brasileiro. Em 1951, recebeu o Prêmio Stalin da Paz e também títulos de Comendador e de Grande Oficial nas ordens da Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal e Venezuela, além de ter sido feito Doutor Honoris Causa por dez universidades no Brasil, Itália, Israel, França e Portugal. 


Resultado de imagem para jorge amado e o premio nobel de literatura
Jorge Amado e José Saramago

Em 1961, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998. Além de escritor profissional, Jorge Amado foi jornalista e político de posição ideológica comunista. Por conta disso, viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Foi casado com Zélia Gattai, também escritora, que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Teve três filhos: João Jorge, sociólogo, Paloma, e Eulália.


Fontes:
seuhistory.com
exame.abril.com.br
google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...