quinta-feira, 8 de agosto de 2019




Resultado de imagem para primeira viagem de circunavegação da terra



Uma das maiores aventuras do século XVI teve início em um dia como este, no ano de 1519. Neste ano, o navegador Fernão de Magalhães (1480-1521), patrocinado pelo monarquia espanhola, comandou a primeira expedição que deu a volta ao mundo. O português, contudo, não terminou a viagem e morreu no caminho. Contudo, a expedição teve sequência e o audacioso objetivo foi alcançado após mortes dos marinheiros e perdas das embarcações. Segundo relato do italiano Antonio de Pigafetta (1480 ou 1491-1534), um dos poucos sobreviventes, a aventura teve mais momentos de adversidades e milagres que de marcha vitoriosa.

Resultado de imagem para primeira viagem de circunavegação da terra


Partiram de Sanlúcar de Barrameda em 20 de setembro de 1519. A esquadra tinha cinco navios e uma tripulação total de 240 homens, com cerca de 40 portugueses entre os quais Álvaro de Mesquita, primo co-irmão de Magalhães, Duarte Barbosa, primo da mulher de Magalhães, João Serrão, primo ou irmão de Francisco Serrão e Estevão Gomes. Seguia também Henrique de Malaca, e Antonio Pigafetta, que fez um minucioso diário da aventura, que provou que a Terra era redonda, isso no século XVI.

Resultado de imagem para primeira viagem de circunavegação da terra


Incrível que hoje em pleno século XXI ainda existam alucinados e desinformados que questionam esse fato comprovado!

A serviço do rei de Espanha,  planejou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje leva o seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico ao qual deu o nome.

Resultado de imagem para estreito de magalhães mapa

Terra do fogo, estreito de Magalhães e Cabo Horn


Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522.


Resultado de imagem para juan sebastián elcano
Juan Sebastián Elcano
  

Ao todo, partiram cinco caravelas – San Antonio, Victoria, Concepción, Santiago e Trinidad (capitânia) –, com 240 homens, que zarparam de Sevilha, na Espanha. A viagem começou sem maiores dificuldades, com a passagem por Cabo Verde. Contudo, no Oceano Atlântico, eles enfrentaram uma terrível tempestade. Em março de 1520, Magalhães e seus homens chegavam na baía de San Julián, localizada hoje na Argentina.

Além das adversidades dos mares, a expedição também teve revoltas internas, em que comandantes dos outros navios planejavam a traição contra o capitão-geral. Magalhães mandou decapitar Gaspar de Quesada, o capitão da Concepción, depois abandonou Juan de Cartagena, o antigo capitão da San Antonio.

Fora isso, houve a perda de navios. Santiago naufragou enquanto explorava a costa da Patagônia. Os navios restantes seguiram pelo Pacífico e chegaram ao arquipélago de Saint-Lazare – atual Filipinas – em 27 de março de 1521. Foi quando Magalhães morreu. No dia 27 de abril, ele teria sido atingido por uma lança envenenada, atirada por um dos habitantes locais.

A Concepción foi incendiada em maio e, em 18 de dezembro, Trinidad afundou. Foi quando a fome começou a atingir a expedição. "Nós só comíamos velhos biscoitos transformados em poeira e cheios de vermes, fedendo urina de rato", escreveu Pigafetta. Além da fome, havia doenças como o escorbuto.


Resultado de imagem para antonio pigafetta
Antonio Pigafetta

Ao final da expedição, restou apenas o navio Victoria. Uma parte da carga de especiarias teve de ser abandonada para que a embarcação seguisse viagem. Em maio de 1522, a nau ultrapassaria o cabo da Boa Esperança. Dezoito de seus homens conseguiriam retornar a Sevilha.


Fernão de Magalhães



Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...