quinta-feira, 15 de agosto de 2019

No dia 15 de agosto de 1825 nascia, em Ouro Preto (MG), Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, escritor conhecido pelo livro "A Escrava Isaura". Sua obra mais popular foi publicada pela primeira vez em 1875. 

Resultado de imagem para bernardo guimarães


A história é sobre a saga de uma bela escrava branca que vivia em uma fazenda do Vale do Paraíba, na região de Campos, no Rio de Janeiro. 


No começou da sua carreira, escreveu alguns poemas pornográficos. Entre os mais conhecidos estão "O Elixir do Pajé" e "A Origem do Mênstruo" - ambas publicadas clandestinamente em 1875. Seu livro mais bem aceito pela crítica foi "O seminarista", publicado pela primeira vez em 1872. A história questiona o celibato dos padres. 



Bernardo Guimarães estreou como poeta com o livro “Cantos de Solidão” (1852) uma obra identificada com sua fama de boêmio e satírico, mas foi dentro do Romantismo, no Brasil, que Bernardo Guimarães se destacou como o iniciador do romance sertanejo ou regionalista. Seus romances, na maioria, têm como cenário as paisagens e costumes dos Estados de Minas Gerais e Goiás.
O Ermitão de Muquém (1864)

No romance sertanejo, O Ermitão de Muquém, Bernardo Guimarães narra a história de Gonçalo, que comete um assassinato e se refugia entre os índios Tocantins, onde é bem tratado e recebe o nome de Itajiba. Vence um rival e torna-se chefe da tribo. Por um descuido, Itajiba dispara uma flecha que mata sua esposa. Desesperado, abandona os índios, converte-se à fé e funda um centro de romaria em Muquém.


Capa do livro de O Seminarista.


No romance O Seminarista, Bernardo Guimarães aborda a questão do celibato clerical. Trata da história de Eugênio e Margarida, dois jovens que se amam desde a infância. Eugênio é obrigado pela família a entrar para o seminário, tolhendo sua personalidade. Em comum acordo com os sacerdotes, a família inventa que Margarida havia se casado. No desfecho do romance, Eugênio volta à cidade natal e encontra Margarida bastante doente. Depois de encomendar o cadáver, Eugênio sobe no altar para celebrar a missa, onde totalmente transtornado, arranca os paramentos sacerdotais e os projeta no chão, dando indícios de loucura. É considerada pelos críticos como sua melhor obra.


Resultado de imagem para o garimpeiro bernardo guimarães

Bernardo Guimarães escreveu o romance O Garimpeiro, uma narrativa dentro de um cenário que abrange as regiões que foram os municípios de Araxá, Patrocínio e Bagagem, no interior de Minas. Narra a história de amor entre dois jovens (Lúcia e Elias) que o destino aproxima. O romance, de intenção regionalista, descreve quadros pitorescos da paisagem e da vida rústica.

A Escrava Isaura (1875)


Resultado de imagem para a escrava isaura bernardo guimarães


O romance mais popular de Bernardo Guimarães foi "A Escrava Isaura". A obra foi adaptada para a televisão, com grande sucesso e levado para mais de 150 países. O romance conta o amor de Isaura, uma linda escrava branca, e Álvaro um jovem abolicionista e republicano. Isaura vive aprisionada numa fazenda de café da Baixada Fluminense, onde o fazendeiro Leôncio tem as piores intenções com a moça. Isaura acaba sendo salva das garras do vilão, pelo herói Álvaro.

Abertura da Novela na Globo 1976


Apesar de ter exercido alguns cargos como juiz municipal, jornalista, professor de retórica e poética e ter ensinado latim e de francês, Bernardo Guimarães morreu pobre, no dia 10 de março de 1884, em Ouro Preto. Pouco antes, em 1881, foi homenageado pelo imperador Dom Pedro II, além de ter sido membro da Academia Brasileira de Letras.



Fontes:
seuhistory.com
google.com
youtube.com
ebiografia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...