segunda-feira, 17 de junho de 2019




No dia 16 de Julho de 1945, o Cruzador Americano Classe Portland USS Indianapolis deixou o porto de San Francisco na Califórnia, levando uma das menos desejadas cargas de todos os tempos: as peças principais e o Urânio enriquecido para a Bomba Atômica "Little Boy", lançada sobre Hiroshima algumas semanas depois. Com extremo cuidado, este belo navio lançado ao mar em 1930 levou um total de 10 dias para chegar ao seu destino final, em 26 de Julho de 1945, na pequena ilha de Tinian, no Arquipélago das Marianas, de onde o bombardeiro Enola Gay decolaria para uma das mais mortíferas missões já executadas.


uss indianapolis



O trabalho feito, o navio de guerra, com 1.197 homens a bordo, navegava para o oeste em direção a Leyte, nas Filipinas, quando foi atacado.

O primeiro torpedo atingiu, sem aviso prévio, logo após a meia-noite de 30 de julho de 1945. Um marinheiro de 19 anos, Loel Dean Cox, estava de serviço no passadiço. Agora, ele lembra o momento em que o torpedo atingiu o navio.


L.D.Cox


“Whoom. Eu fui jogado para o alto. Havia água, escombros, fogo, tudo estava chegando e nós estávamos a 81 pés (25 metros) da linha de água. Foi uma tremenda explosão. Então, na hora em que eu caí de joelhos, outra pancada. Whoom. ”

O segundo torpedo disparado do submarino japonês quase rasgou o navio pela metade. À medida que os incêndios se espalhavam abaixo, o enorme navio começou a se inclinar para um dos bordos. Veio a ordem de abandonar o navio. Ao se inclinar, LD, como Cox é conhecido por seus amigos, subiu ao topo e tentou pular na água. Ele esbarrou no casco e caiu no oceano.


“Eu me virei e olhei para trás. O navio estava afundando. Podia ver os homens saltando da popa, e também ver as quatro hélices ainda girando.




“Doze minutos. Pode imaginar um navio de 610 pés (186 metros) de comprimento, são dois campos de futebol de comprimento, afundando em 12 minutos? Ele acabou de girar e foi para baixo”.

O Indianapolis não tinha sonar para detectar submarinos. O capitão, Charles McVay, pediu uma escolta, mas o pedido foi recusado. A Marinha dos EUA também não conseguiu transmitir informações de que os submarinos japoneses ainda estavam ativos na área. O Indianapolis estava sozinho no Oceano Pacífico quando afundou.

“Eu nunca vi uma balsa salva-vidas. Eu finalmente ouvi alguns gemidos, grunhidos e gritos, nadei e consegui chegar a um grupo de 30 homens e aí fiquei”, diz Cox.

A água salgada do mar misturada a o óleo viscoso vazado do navio se impregnava no rosto dos náufragos.

“Nós pensamos que se pudéssemos aguentar por alguns dias eles nos encontrariam”.


Mas ninguém estava chegando para o resgate. Embora o Indianapolis tenha enviado vários sinais de SOS antes de afundar, de alguma forma as mensagens não foram levadas a sério pela Marinha. Nem se notou muito quando o navio não chegou no horário determinado.



Cerca de 900 homens, sobreviventes do ataque torpedo inicial, foram deixados à deriva em grupos na vastidão do Oceano Pacífico.

E debaixo das ondas, outro perigo estava à espreita. Atraídos pela carnificina do naufrágio, centenas de tubarões de milhas ao redor dirigiram-se para os sobreviventes.

“Afundamos à meia-noite, vi um na primeira manhã depois da luz do dia. Eles eram grandes. Alguns deles eu juro que tinham 15 pés (4,5 metros) de comprimento”, lembra Cox.

“Eles estavam continuamente lá, principalmente se alimentando dos cadáveres. Graças a Deus, havia muitas pessoas mortas flutuando na área”. Mas logo eles vieram atrás dos vivos também.

“Estávamos perdendo três ou quatro homens cada noite e dia”, diz Cox. “Estávamos constantemente com medo porque os víamos o tempo todo. A cada poucos minutos víamos as suas barbatanas – uma a duas dúzias de barbatanas na água.




“Eles apareciam e empurravam os homens. Eu fui empurrado algumas vezes — você nunca sabia quando eles iriam atacá-lo”.

Alguns dos homens batiam na água, chutavam e gritavam quando os tubarões atacavam. A maioria decidiu que se juntar em um grupo era sua melhor defesa. Mas com cada ataque, as manchas de sangue na água, os gritos, os salpicos, mais tubarões vinham.



“A água potável era mantida no segundo convés do nosso navio”, explica. “Um amigo meu estava alucinando e ele decidiu que ele iria até o segundo andar para tomar um copo de água. De repente, seu salva-vidas estava flutuando, mas ele não estava mais lá.

E então, ele apareceu dizendo quão boa e legal era aquela água, e que devíamos dar uma bebida “.

Ele estava bebendo água salgada, é claro. Ele morreu pouco depois. E à medida que todos os dias e noite passavam, mais homens morreram.

Então, por acaso, no quarto dia, um avião da Marinha que voava sobre nossas cabeças descobriu alguns homens na água. Até então, havia menos de 10 no grupo de Cox.

Inicialmente, eles pensavam que aviões não os tinham visto. Então, logo antes do pôr-do-sol, um grande hidroavião apareceu de repente, mudou de direção e voou sobre o grupo.

“O cara na escotilha do avião ficou ali acenando para nós. Foi quando as lágrimas vieram e seus cabelos se arrepiaram e você sabia que estava salvo, sabia que tinha sido encontrado, pelo menos. Esse foi o momento mais feliz da minha vida.”


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Os navios da Marinha seguiram para o local e começaram a procurar os grupos de marinheiros espalhados pelo oceano. Durante todo o tempo, Cox simplesmente esperou, assustado, em estado de choque, entrando e saindo de consciência.

“Escureceu e uma forte luz do céu, de uma nuvem, desceu, e pensei que fossem os anjos que chegavam. Mas era o navio de resgate que estava iluminando o céu para dar esperança a todos os marinheiros e para que soubessem que alguém estava procurando por eles.



“Em algum momento durante a noite, eu lembro que braços fortes estavam me puxando para um pequeno barco. Só saber que eu estava salvo era o melhor sentimento que podia ter”. De uma tripulação de quase 1.200, apenas 317 marinheiros sobreviveram.


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À procura de um bode expiatório, a Marinha dos EUA colocou a responsabilidade pelo desastre no capitão McVay, que estava entre os poucos que conseguiram sobreviver. Durante anos, ele recebeu correspondências de ódio, e em 1968 ele tirou sua própria vida, com um tiro na cabeça no jardim de sua casa. A equipe sobrevivente, incluindo Cox, fez campanha durante décadas para ter seu capitão absolvido — o que acabou acontecendo, mais de 50 anos após o naufrágio.

Cox passou semanas no hospital após o resgate. Seu cabelo, as unhas das mãos e as unhas dos pés caíram. Ele foi, diz ele, “decapado” pelo sol e água salgada. Ele ainda tem cicatrizes.
“Eu sonho todas as noites. Posso não estar na água, mas … estou tentando freneticamente encontrar meus amigos. Isso faz parte do legado. Tenho ansiedade todos os dias, especialmente à noite, mas estou vivendo com isso, dormindo com isso e vivendo”.


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Em 2016, a história real virou filme estadunidense com título em inglês USS Indianapolis: Men of Courage, protagonizado por Nicolas Cage. O longa é dirigido pelo cineasta mexicano Mario Van Peebles. O elenco da produção ainda conta com os atores Tom Sizemore e Thomas Jane.


                          USS Indianapolis -  Men of courage




Fontes:
oarquivo.com.br/temas-polemicos
naval.com.br/blog/2017/08/20/uss-indianapolis
google.com
youtube.com
wikipedia.org

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