Para quem não viu, esse é um trecho do verdadeiro futebol brasileiro.
No dia 21 de junho de 1970, a seleção brasileira de futebol conquistou, no México, o seu terceiro título mundial de futebol. A equipe também entrou para a história como uma das melhores de todos os tempos. O time verde-amarelo ganhou todas as três partidas da primeira fase: Checoslováquia (4-1), Inglaterra (1-0) e Romênia (3-2). Depois, venceu o Peru (4-2), o Uruguai (3-1) e a disputa na final contra a Itália, quando goleou o rival por 4 a 1. A Copa do Mundo no México também entrou para a história como a primeira a ser transmitida a cores e via satélite para todo o mundo.
Claudio Coutinho, Parreira, Félix, Joel, Leão, Fontana, Brito, Clodoaldo, Zagalo, Chirol Rivelino, Carlos Alberto (C), Baldochi, Piazza, Everaldo, Paulo César, Tostão Marco Antonio, Ado
Edu, Zé Maria, Dario, Gérson, Roberto, Jairzinho e Pelé.Nocaute Jack (massagistas)
Curiosamente, pouco antes do Mundial, o então treinador do Brasil, João Saldanha, não havia convocado Pelé por conta de uma lesão e também porque o Rei do Futebol tinha miopia.
Mas o principal problema, como soubemos anos mais tarde era porque João Saldanha era do partido comunista, e peitou o ditador Médici, que queria que ele convocasse o centroavante do Atlético Mineiro, Dario.
Saldanha então disse: "Eu não indico Ministro de Estado e ele não convoca jogador para seleção."
Contudo, Saldanha foi demitido antes da Copa do Mundo e o seu sucessor, Zagallo, tratou de chamar Pelé para disputar o campeonato na México.
A preparação para jogar na altitude da cidade do México foi de 30 dias, antes o Brasil já treinava aqui por quase dois meses. Hoje seria impraticável!
No primeiro jogo contra a Checoslováquia, o atacante Petras fez o primeiro gol, se ajoelhou e fez o sinal da cruz. O Brasil acabou virando e vencendo por 4x1.
Brasil 4 x 1 Checoslováquia
O segundo jogo contra a Inglaterra, foi difícil, com chances de gol para ambos os lados. O Brasil venceu de 1x0 gol de Jairzinho.
Brasil 1 x 0 Inglaterra
O terceiro jogo foi contra a Romênia, o Brasil já classificado poupou o meia Gérson, no seu lugar entrou Paulo César (caju). O Brasil venceu por 3x2.
Brasil 3x2 Romênia
Na semifinal o Brasil pegou o Peru, na época treinado pelo ex-jogador da seleção brasileira, campeão do mundo em 1958 e 1962, Waldir Pereira, o Didi.
O time do Peru era muito bom, com Cubillas, Chumpitaz, Gallhardo, infelizmente não tinha um bom goleiro. Final Brasil 4x2.
Brasil 4 x 2 Peru
Na semifinal o Brasil enfrentou a excelente seleção do Uruguai que contava com o goleiro Ladislao Mazurkiewicz, o zagueiro Ancheta, os atacantes Luís Cubilla, Morales e Esparrago. O jogo foi difícil e o Uruguai começou ganhando, logo voltou o "fantasma do Maracanã", mas o time do Brail virou o jogo e venceu por 3 x 1.
Na finalíssima o Brasil vencei a Itália por 4 x 1 e tornou-se tricampeão mundial de futebol ficando em definitivo com a Taça Jules Rimet.
Fontes:
seuhistory.com
youtube.com
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário