No dia 17 de junho de 1962, o Brasil conquistava, no Chile, a sua segunda Copa do Mundo de Futebol, após se sagrar campeão no evento anterior, em 1958, na Suécia.
Djalma Santos, Zito, Gilmar, Zózimo, Nilton Santos e Mauro(capitão)
Mário Américo (massagista) Garrincha, Didi, Vavá, Amarildo e Zagalo
Antes da competição, um terremoto na cidade de Talca, no dia 21 de maio de 1960, colocou em risco a organização do torneio. Porém, uma ação conjunta de outras federações estrangeiras ajudou os chilenos a superarem a tragédia para a realização do campeonato. Na fase de grupos, o Brasil derrotou o México por 2 a 0, depois empatou com a Checoslováquia sem gols, nesse jogo realizado em 02 de junho de 1962, um sábado e Viña del Mar, Pelé saiu com uma distensão muscular que o tirou do resto do torneio.
No terceiro jogo contra a Espanha o Brasil venceu por 2x1, na famosa malandragem de Nilton Santos, que cometeu uma falta dentro da área e deu um pulo para fora dela. O juiz invés de pênalti marcou somente falta.
Na fase do mata-mata, ganhou da Inglaterra por 2 a 0, depois bateu o Chile por 4 a 2 e, na final, no reencontro com a Checoslováquia, o time verde-amarelo levou a melhor por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá. Pelé, que já era uma das principais figuras do futebol mundial na época, sofreu uma lesão no segundo jogo e ficou de fora do restante do campeonato. Garrincha, seu companheiro de equipe, assumiu a condição de estrela do torneio.
Me lembro que estava esperando o ônibus para minha casa, na Celso Garcia, em frente da Padaria Vera Cruz, quando Nilton Santos fez o segundo gol, virando a partida. Quando estava quase chegando em casa, Vavá fez o terceiro gol. Brasil Bi-campeão mundial de 1962.
Fontes:
seuhistory.com
youtube.com
google.com
copa2014.gov.br
jornaleiros.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário