domingo, 30 de junho de 2019

Pela primeira e até agora única vez, dois países dividiram o papel de sede do Mundial: o Japão e a Coreia do Sul. Também foi a primeira vez que o Mundial saiu do circuito Europa-América. O México era outro concorrente, mas pesou o interesse da Fifa em valorizar o mercado asiático e a boa estrutura dos dois países.


Mascote Copa do Mundo 2002 - Ato, Nik e Kaz (Foto: Reprodução)



Três bonecos futuristas, os Spheriks, chamados Kaz (de cor roxa), Ato (de cor laranja) e Nik (de cor azul), foram os mascotes da Copa do Mundo de 2002. Os Spheriks são três excêntricas personagens imaginárias que chegaram de um distante planeta no qual havia um esporte semelhante ao futebol. Essas personagens moravam no planeta Atmozone, onde se praticava o Atmoball. 


Pouco se esperava e tudo se conseguiu daquela seleção brasileira de 2002. A campanha foi impecável: sete jogos, sete vitórias. Alicerçado nos três Rs (Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho), o Brasil escondeu os temores que a caminhada trôpega nas eliminatórias deixara e foi campeão com sobras. A campanha teve vitórias sobre Turquia (2 a 1, gols de Ronaldo e Rivaldo), China (4 a 0, gols de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo), Costa Rica (5 a 2, gols de Ronaldo, duas vezes, Edmílson, Rivaldo e Júnior), Bélgica (2 a 0, gols de Rivaldo e Ronaldo), Inglaterra (2 a 1, gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho), novamente Turquia (1 a 0, gol de Ronaldo) e Alemanha (2 a 0, dois gols de Ronaldo). Foi o triunfo máximo de Luiz Felipe Scolari e seus comandados - a chamada Família Scolari.


Luiz felipe scolari felipão copa do mundo 2002 brasil seleção brasileira (Foto: Getty Images)


Foi a Copa de Ronaldo, o Fenômeno. Recuperado de graves lesões no joelho, o atacante alcançou sua consagração máxima ao ser campeão, artilheiro e craque da seleção vencedora do Mundial. Fez oito gols, dois deles na final, contra a Alemanha, e outro nas semifinais, diante da Turquia. 


ronaldo brasil alemanha copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)


Com a segurança de Marcos, o talento de Rivaldo e a genialidade de Ronaldo Nazário, o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 na grande final. Os dois gols foram marcados pelo Fenômeno, em uma vitória incontestável da seleção canarinho. 


Resultado de imagem para timecampeãodo mundo 2002
Edmilson, Lucio, Gilberto Silva, Roque Jr., Marcos, Cafú (Capitão)
Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho, Roberto Carlos, Rivaldo, Kleberson

Resultado de imagem para felipão 2002
Paulo Paixão, Felipão, Antonio Lopes


Fontes:
globoesporte.globo.com
google.com
esporte.ig.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...