Hoje faz 10 anos da morte e Michael Jackson.
Michael Joseph Jackson nasceu no dia 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, no estado de Indiana, Estados Unidos (EUA). A família dele era simples e morava em uma casa com apenas dois quartos.
Michael Jackson de chapéu
Os irmãos Jackson cresceram ligados à música e, de acordo com Katherine, desde bem novos eles gostavam de cantar e pegar escondidos a guitarra do pai. A mãe de Michael ouviu-o cantando com cerca de cinco anos, enquanto ele arrumava a cama, e ficou encantada com o talento dele. Ela contou esse episódio para o marido.
Desde então, Joe Jackson percebeu a aptidão dos filhos para a música. Sendo assim, sob a supervisão dele, a partir de 1964, as crianças e os adolescentes, conhecidos como os Jackson Brothers, passaram a se apresentar em bares, exposições e, segundo relatos, até em casas de strippers.
Paralelamente à carreira que mantinha com os Jackson 5 quando criança, Michael escrevia músicas da sua autoria. Ele fez estes quatro álbuns solo:
Got to e there
One day in your life
Ben (1972)
Got to be there (1972)
Music & me (1973)
Forever Michael (1975)
Em 1979 ele conheceu Quincy Jones, produtor musical de renome, que produziu seu álbum “Off the Wall”.
Com esse disco que misturava Black Music e Rhythm and Blues (R&B) e que tinha músicas dançantes, o cantor obteve muito sucesso, ganhando vários prêmios, pois conseguiu desviar-se da imagem de menino prodígio que o acompanhara até então.
Com Off the Wall, Michael Jackson ganhou os prêmios Grammy de cantor de Soul/R&B, canção de Soul/R&B com "Don't Stop 'Til You Get Enough"e álbum de Soul/R&B.
O álbum vendeu mais de sete milhões de cópias e incluiu quatro top 10 singles pop. Entre as músicas de destaque do disco, estão:
Don´t stop 'til you get enough
• Don't stop 'til you get enough
• Rock with you
• She is out of my life
Michael Jackson já era um dos cantores negros mais conhecidos dos EUA no início dos anos 1980. Chegou a fazer parcerias de sucesso, como em 1982 com o ex-beatle Paul McCartney, com o qual lançou os singles “The Girl Is mine” e “Say, say, say”.
Say, say, say (Michael e Paul McCartney)
Em 1982, lançou Thriller, o álbum mais vendido da história da música, considerado, inclusive, uma obra-prima. Com o disco, o futuro rei do pop tornou-se o principal cantor negro do mundo e da década de 1980.
Triller
Solidário às causas sociais, em 1985, Michael Jackson participou da campanha mundial da organização "USA for Africa" contra a fome no continente. Ele escreveu a música “We are the world” junto com o cantor Lionel Richie.
A canção foi gravada com mais de 40 cantores. O disco do qual faz parte a música vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. Foram arrecadados mais de 75 milhões de dólares para ajudar a população africana que passava fome.
We are the world
Pela primeira vez, em 1989, ao dar um prêmio a Michael Jackson, a atriz Elizabeth Taylor, muito amiga dele, chamou-o de “o rei do pop”. Desde então, o cantor começou a ser chamado por esse apelido no mundo todo.
O Rei do Pop morreu em 25 de junho de 2009, por overdose de medicamentos.
Heal the world
They don´t care about us
Um artista nunca morre enquanto sua obra persistir!
Fontes:
youtube.com
brasilescola.uol.com.br
google.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário