General Custer
Este confronto produziu-se no dia 25 de Junho de 1876, em Little Big Horn, território de Montana, Estados Unidos da América do Norte, entre soldados do 7º Regimento de Cavalaria, comandado pelo General americano George Armstrong Custer, e várias tribos de índios, sob o comando do grande chefe sioux Tasunka Witko, chamado também Cavalo Louco.
Este combate significou a maior derrota do Exército dos Estados Unidos durante as chamadas Guerras Índias. O confronto teve a vitória indígena e a morte do general Custer e de seus homens, os índios só perderam uns 60 guerreiros. Por sua vez, Custer teve 268 mortos, entre eles 16 oficiais, 242 suboficiais e tropa, bem como 10 civis e exploradores.
Touro sentado
A batalha é retratada no filme Little Big Man, estrelado por Dustin Hoffman. Nesse filme, o hábito do General Custer e seus soldados de atacarem acampamentos indígenas quando os guerreiros estavam ausentes e então assassinarem mulheres e crianças é demonstrado.
Little Big Man - trailer
Nas colinas acima do rio Little Bighorn, no sudeste de Montana, ocorreu um dos confrontos mais importantes da história americana: a batalha de Little Bighorn. Esta é uma das paisagens mais assombradas do Oeste: nessas encostas, a Sétima Cavalaria do Exército dos EUA, comandada pelo General George A. Custer, enfrentou as forças dos guerreiros Lakota Sioux e Cheyenne na batalha, em 25 de junho de 1876.
As vidas e culturas que colidiram nesse campo de batalha são complexas, fascinantes e cheias de enigma. Custer, nascido em Ohio, formou-se em último lugar na sua turma em West Point, aos 23 anos, tornou-se o general mais jovem da história do Exército da União e, apesar de ter enfrentado a corte marcial por estar ausente sem licença após a Guerra Civil, foi oficial de comando no Forte Abraham Lincoln, na fronteira de Dakota, quando as ordens vieram para forçar os Sioux e Cheyenne nômades de volta à Reserva Great Sioux. Um número crescente deles — talvez até 7000 — havia deixado a reserva no início do verão de 1876 e migrado para o território de Wyoming e Montana território para viver de acordo com as antigas tradições.
A administração Grant enviou três colunas militares para lutar contra eles. Custer e a Sétima Cavalaria descobriram o acampamento indígena ao longo de Little Bighorn, e sem esperar as outras unidades, ele dividiu seus 647 homens em três partes e tomou a ofensiva contra uma das maiores forças indígenas já reunidas, de até 2.000 guerreiros. Na batalha que se seguiu, 263 homens da Sétima Cavalaria foram mortos, incluindo Custer e seu irmão, e pelo menos 60 guerreiros índios guerreiros morreram também.
O que realmente aconteceu durante a batalha curta, mas decisiva — a maior parte do combate acabou em três horas em 25 de junho (embora mais de 350 cavaleiros tenham sido mantidos sob cerco por outro dia e meio) — não se sabe ao certo, e o excelente Centro de Visitantes do monumento oferece informações básicas e exposições interessantes. No alto da colina, acima do Centro de Visitantes, fica o Monumento Last Stand Hill, onde morreu o último membro da Sétima Cavalaria. As lápides estão onde os corpos dos soldados foram encontrados (Custer está enterrado em West Point). Olhar a encosta gramada com as lápides, algumas isoladas, outras amontoadas, muitas reunidas em torno em torno da vala onde o corpo de Custer foi encontrado, é vivenciar vividamente o horror da batalha. Em 2003, o National Park Service revelou o Memorial Indígena no Campo de Batalha Little Bighorn, dedicado à perspectiva indígena do conflito e que consiste, em parte, em estátuas de bronze de ‘Espíritos Guerreiros’ que representam os guerreiros e as mulheres indígenas envolvidos na batalha.
Fontes:
seuhistory.com
oarquivo.com.br/temas-polemicos/historia
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário