Falando em Neruda, recomendo o filme de 1994 "Il postino" é um filme belgfo-franco-italiano de 1994 dirigido por Michael Radford, baseado no livro Il Postino de Antonio Skármeta.
Metáforas
O roteiro foi adaptado por Anna Pavignano, Michael Radford, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli e Massimo Troisi, que também interpretou o carteiro.
A trilha sonora foi premiada com o Oscar de melhor trilha sonora original, composta por Luís Enriquez Bacalov.
.
Uma primeira versão do roteiro, feita por Troisi, já havia sido realizada em 1983. O livro e a primeira versão do roteiro se passavam no Chile, por volta de 1970, quando Neruda vivia em Isla Negra. Na versão mostrada em Il Postino, a história se passa na Itália nos anos 50.
No Brasil o filme recebeu o nome de "O carteiro e o poeta" e conta a história do poeta Neruda supostamente exilado numa ilha na Itália.
Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá, um desempregado quase analfabeto é contratado como "carteiro" extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente se forma uma sólida amizade entre os dois. O carteiro Mario, aos poucos, aprende a escrever seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganha, em troca, um ouvinte compreensivo para suas lembranças saudosas do Chile.
No elenco temos Massimo Troisi, como o carteiro Mario, Maria Grazia Cuccinota como Beatrice, Philippe Noiret como o poeta Pablo Neruda e Ana Bonaiuto como Matilda.
Cena do tango Madreselva de Gardel
O ator e roteirista Massimo Troisi adiou uma cirurgia cardíaca para poder completar o filme. No dia seguinte ao término das filmagens, ele sofreu um ataque cardíaco e morreu. Como já ocorrera em “Cinema Paradiso”, o ator francês Philippe Noiret foi dublado por não falar italiano nem espanhol.
Existe uma versão no youtube do filme completo com legendas.
Fontes:
wikipedia.org
fsindical.org.br
google.com
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário