domingo, 2 de junho de 2019



Resultado de imagem para sivuca caricatura





                            Feira de Maragaio - Sivuca e Glória Gadelha


Severino Dias de Oliveira, paraibano, conhecido por seu apelido Sivuca, levou a sanfona para as maiores salas de concerto do mundo. Como um poeta do som, tocou do popular ao erudito. Multi-instrumentista, tornou-se referência para músicos brasileiros e estrangeiros. E no Nordeste transformou-se em ícone daqueles que têm a sanfona, ou acordeom, como seu principal instrumento. Não há um sanfoneiro desta região do Brasil profundo que não tenha em seu repertório a música Feira de Mangaio. Nesse período de festas juninas é uma das canções mais tocadas junto com as músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e tantos outros que fazem da sanfona um instrumento tão popular neste período do ano.



Em 1973, nos EUA lança o LP Sivuca com músicas de sua autoria como "Adeus Maria Fulô" e "Você abusou" de Antonio Carlos e Jocafi, cantou ainda "Ain´t no sunshine" de Bill Whiters, que foi tema, anos mais tarde do filme "Um lugar chamado Notthing Hills".



Em abril de 1975, casa-se com a médica e compositora Glória Gadelha, também conhecida como Glorinha Gadelha e com quem desenvolve vasto trabalho de composição, com destaque para Feira de Mangaio, considerado um clássico do forró. Nessa época, deixa sua marca de sanfona/voz no antológico solo improvisado no disco do Paul Simon (1975) e Bette Middle (1976). Também participa de um LP de Hugh Masekela (1976) e outro disco de Dom Um Romão – Hotmosphere, de 1976. Ainda nesse ano de 1976, volta ao Brasil, via Paris, onde acompanha Harry Belafonte no especial de Marcel Marceau para a TV francesa.


Imagem relacionada
Sivuca e Glória Gadelha



Resultado de imagem para sivuca e guerra peixe

Aos dezessete anos, morador da Rua do Hospício em Recife, levava a sanfona para tocar na mureta do Parque Treze de Maio. E nesse ano, 1947, compôs a valsinha que na década de 1970 recebeu letra de Chico Buarque tornando-se um grande sucesso na voz de Nara Leão, João e Maria.


                     João e Maria - Chico Buarque e Nara Leão

Aos dezoito anos transfere-se para a Rádio do Comércio. Conhece o maestro Guerra Peixe e com ele tem suas primeiras aulas de música. Começa a estudar teoria musical e harmonia. Esta experiência transformou Sivuca em um músico pronto para fazer orquestração e tocar para qualquer tipo de conjunto.

Resultado de imagem para sivuca e guerra peixeResultado de imagem para sivuca e guerra peixe
Guerra Peixe e Sivuca


Faz uma parceria como arranjador da banda da cantora  sul-africana Miriam Makeba, em sua excursão pelo mundo cantando a música "Pata pata" de 1967.

Miriam foi um ícone na luta contra o apartheid.

Pata pata



Em 1958, fez sua primeira excursão para a Europa, onde tocou acordeom no grupo Os Brasileiros do qual participavam vários músicos, como o Trio Irakitan. A temporada no exterior foi parte do projeto de divulgação da música brasileira. Em três meses apresentaram-se em shows no Olympia de Paris, no London Palladium e na Exposição Internacional de Bruxelas. O trabalho resultou no disco Os Brasileiros na Europa, lançado pela gravadora Odeon.


Resultado de imagem para sivuca e guerra peixe


Em 1959, foi demitido da Tupy por aderir a uma greve de músicos que reivindicava melhores salários. Juntou-se então ao grupo Brasília Ritmos, integrado por Waldir Azevedo, Trio Fluminense e outros. No mesmo ano, novamente com o grupo Os Brasileiros, retornou à Europa e após a excursão com o grupo, resolveu não voltar ao Brasil. Por dezoito anos residiu e trabalhou em vários países como Portugal, França e Estados Unidos. Gravou discos com músicos como Putte Vickman, clarinetista de jazz sueco.

Resultado de imagem para sivuca e maria gadelha

Sivuca faleceu na cidade de João Pessoa no dia 14 de dezembro de 2006, depois de lutar trinta e dois anos contra um câncer que o acometia desde 1968. E hoje precisamos lembrarmo-nos dele. Viva Sivuca, o poeta do som!





Fontes:
nanu.blog.br/na-nupster-sivuca
youtube.com
google,com.br
wikipedia.org
esqueerdaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...