Yuri Alekséievich Gagarin foi um cosmonauta soviético, que em 12 de abril de 1961 passou a ser o primeiro ser humano a viajar ao espaço, a bordo da nave Vostok 1. Em 1960, depois de um processo de seleção, o programa espacial soviético selecionou Gagarin entre outros 20 cosmonautas.
Foi submetido a uma série de experimentos e provas para determinar sua resistência física e psicológica durante o voo. Gagarin competiu nesta seleção com outro importante cosmonauta, Gherman Titov. Gagarin passou nos exames com os níveis mais altos. Além de representar da melhor maneira o ideal comunista por ser filho de trabalhadores, ao contrário de Titov, que era filho de comerciantes, além do fato de Guerman ser considerado um nome de origem alemã. Contudo, Titov foi o cosmonauta de reserva nesse primeiro voo ao espaço e acompanhou também Gagarin no transporte ao foguete espacial.
Yuri Alekseievitch Gagarin nasceu em uma fazenda coletiva, localizada em Kluchino, distrito de Gjatski, hoje Gagarin, na Rússia, no dia 03 de março de 1934. Filho de um carpinteiro era o terceiro de quatro irmãos. Durante a ocupação nazista seus dois irmãos mais velhos foram levados para trabalhar em um campo de concentração.
Logo depois de formado, foi mandado para a Base Aérea de Luostari, em Oblast de Murmansk. No dia 05 de novembro de 1957, Yuri conquistou a patente de tenente e um ano depois recebeu a patente de tenente sênior da Força Aérea Soviética.
Em 1960, Yuri Gagarin foi selecionado, junto com mais 20 pilotos, para fazer parte do Programa Espacial Soviético. Com 1,57 m de altura e pesando 69 kg, apresentava boas características para ocupar o espaço limitado da cabine da nave espacial. Depois de excelente desempenho nos treinamentos, físicos e psicológicos, foi o escolhido para ser o primeiro homem a viajar pe
lo espaço.
Vostok I
No dia 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, com 27 anos, tornou-se o primeiro homem a ser lançado ao espaço. A nave Vostok 1, (que significa Oriente 1), tinha 4,4 metros de comprimento e 2,4 metros de diâmetro, pesando 4.725 kg. A nave foi lançada do centro espacial de Baikonur. A Vostok 1 fez a volta em torno da Terra em 1 hora e 29 minutos. Ao ver a Terra do espaço Yuri pronunciou uma frase que ficou para a história: “A Terra é azul!”.
A Terra é azul e também é redonda, a despeito de muitos ignorantes que deveriam volta à Idade Média.
Em Julho de 1961, Gagarin foi condecorado pelo presidente do Brasil, Jânio Quadros.
Yuri Gagarin retornou a Terra como herói da União Soviética. Recebe a medalha da Ordem de Lenin. Recebeu também a patente de major. A partir de então, passou a treinar os futuros cosmonautas. Após se desligar do programa espacial, foi transferido para um centro de testes de aeronaves. Durante um voo de rotina, enquanto pilotava um MIG-15, sofreu um acidente aéreo, morrendo junto com o instrutor de voo.
Fontes:
sdeuhistory.com
ebiografia.com
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário