Hoje faz 25 anos da morte do cantor de rock do grupo Nirvana, Kurt Cobain.
Come us you are
No dia 5 de abril de 1994 morria em Seattle, nos EUA, Kurt Donald Cobain, cantor, músico e compositor da banda Nirvana, que contribuiu para uma mudança no cenário musical na década de 1990. O álbum Nevermind (1991), com músicas como "Smells Like Teen Spirit", "Come as you are" e "Lithium", é considerado pela mídia especializada como um dos mais influentes de todos os tempos. Com esse disco, o grupo, que nessa época contava com Krist Novoselic e Dave Grohl em sua formação, popularizou o movimento de rock alternativo conhecido como grunge.
Kurt Cobain
Ao todo, sua banda lançou três álbuns de estúdio, Bleach (1989), Nevermind (1991) e In Utero (1993), além de uma coletânea de raridades, Incesticide (1992), e três discos póstumos ao vivo: MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of the Wishkah (1996) e Live at Reading (2009). Nascido no dia 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen (EUA), Cobain mostrava desconforto com a fama e a carreira de enorme sucesso. Também passou os últimos anos de sua vida lutando contra o vício em heroína, dores de estômago e depressão. Fora isso, ainda chamava a atenção pelo casamento com a cantora Courtney Love, com quem teve uma filha,Frances Bean Cobain, nascida em 18 de agosto de 1992. Mesmo com o nascimento da filha, Kurt seguiu com problemas com drogas e também tentativas de suicídio.
Pouco antes de sua morte, Cobain foi internado em uma clínica para um programa de desintoxicação. O músico, porém, fugiu do centro de reabilitação e pegou um avião de Los Angeles para Seattle. No dia 8 de abril de 1994, o corpo de Cobain foi descoberto em sua casa, em Lake Washington, por um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança. Aos 27 anos, ele estava morto desde o dia 5 e, embora sua esposa o estivesse procurando, ninguém havia pensado em olhar na garagem ou na estufa da casa.
Smell like teen spirit
Apesar de uma pequena quantidade de sangue que saía da orelha de Cobain, o eletricista relatou não ter visto qualquer sinal visível de trauma e, inicialmente, acreditava que Cobain estava dormindo até que viu a arma, uma espingarda Remington apontada para o queixo. Uma nota de suícidio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado "Boddah", que dizia, em parte: "Eu não tenho sentido a excitação de ouvir nem de criar música, ou de realmente escrever... já há muitos anos".
Uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium também foram encontrados em seu corpo. O corpo de Cobain tinha ficado deitado lá por dias, o relatório do legista estimou que Cobain tinha falecido em 5 de abril de 1994.
Fontes:
seuhistory.com
wikipedia.org
google.com.br
youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário