Hoje vamos falar do compositor Nando Cordel.
Nando Cordel, nome artístico de Fernando Manoel Correia (Ipojuca, 13 de dezembro de 1953) é um cantor, compositor e instrumentalista brasileiro.
Nascido no município de Ipojuca, em Pernambuco, foi criado em Ponte de Carvalhos, no município do Cabo de Santo Agostinho. Filho de um comerciante que também era poeta e repentista, Seu Manoel do Posto, e de uma dona de casa, Dona Nata, Nando é o mais velho de 14 irmãos. Foi na infância e adolescência, como membro do coral da Igreja Católica de Ponte dos Carvalhos, entre cantos e alfaias litúrgicas, então sob os cuidados e o incentivo do padre Geraldo Leite Bastos, que Nando começou a despertar seu talento para a música. Ganhou o primeiro violão do pai aos 15 anos, e aprendeu a tocar sozinho. Com 17 anos já fazia parte de uma banda de baile.
O sobrenome Cordel surgiu a partir do momento em que a gravadora disse que seu nome não venderia discos, fazendo com que ele usasse o nome artístico 'Nando' (apelido de Fernando) e 'Cordel' (junção do início de seus sobrenomes Correia e Manoel). Mas também é uma homenagem a um tipo de arte popular, a literatura de cordel, patrimônio cultural do Nordeste brasileiro.
Com a viola nas costas, uma muda de roupa na mochila e um sonho a ser realizado, Nando pegou a estrada para São Paulo acreditando encontrar, por lá, alguém que o pudesse ajudar. Encontrou, de fato, mas não foi fácil. “Eu andava para lá e cá, ‘plantando’, a cada dia, ‘uma sementinha’. Sabia que a minha hora iria chegar”, diz.
As “vacas magras”, como diz o ditado popular, duraram mais que esperava e Nando, que morava em uma pensão, teve a sorte na medida exata para “sair do aperto” e acertar sua dívida com a proprietária do lar, Dona Maria. “Eu devia seis meses de aluguel e ela disse: volte para sua terra, Nando! Esse negócio de música não dá dinheiro, não!”. Ah, Dona Maria…
Fã do sanfoneiro Dominguinhos, o “violeiro” acabou o conhecendo por meio de uma amiga, Guadalupe, e, em pouquíssimo tempo, já era seu parceiro musical. Com seu instrumento e a cabeça fervilhando de idéias, escreveu a introdução de Isso Aqui Tá Muito Bom, gravada pelo próprio Dominguinhos e por ninguém menos que Chico Buarque.
Isso aqui tá bom demais
Chico e Dominguinhos - compositores: Nando Cordel e Dominguinhos
A canção foi gravada no Rio de Janeiro, onde Nando conheceu Chico. Ainda na cidade, ouviu os lamentos do amigo Dominguinhos, que havia brigado com a mulher e queria se redimir. Para tal, Nando sugeriu: “isso dá música! Vamos fazer uma!”. E deu! E fez! (De Volta Pro Aconchego, uma linda composição, que, em pouco tempo, virou sucesso nacional na voz de Elba Ramalho).
De volta pro aconchego - Elba
compositores: Dominguinhos e Nando Cordel
Nando já era “desejado” por grandes nomes, tais como Zizi Possi, Emilio Santiago, Fafá de Belém, Raimundo Fagner, Maria Bethânia e entre muitos outros, que, tão breve, gravariam muitas de suas composições. “Quando Bethânia gravou Gostoso Demais, percebi que tinha conquistado meu sonho. Mas ainda achava importante desenvolver um trabalho artístico pessoal. Por isso, gravei meu segundo disco”, diz.
Gostoso demais
Compositor de sucesso e amigo de longa data de Nando, Michael Sullivan foi o responsável pela virada de sua carreira. “Ele me convenceu a fazer discos mais ‘diretos’, populares – como fazia Dominguinhos e Luiz Gonzaga –, e eu fiz. Desses trabalhos, saíram grandes hits, como Você Endoideceu Meu Coração, que, algum tempo depois foi gravada por Fagner, e É De Dar Água na Boca, cantada em duo com Sabiá. Com eles, comecei a ganhar muito dinheiro e botei minha vida ‘em dia’. Comprei casa, carro, paguei minhas dívidas…”, lembra.
Você endoideceu meu coração
Ao chegar no topo das paradas com Doido Pra Te Amar, música que fez parte da trilha-sonora da novela global Tieta, cantada por ele e Amelinha, Nando conquistou o estrelato e, mais que isso, o reconhecimento de especialistas. Vieram, então, prêmios importantes, como Shell e Sharp, turnês pela Europa, discos e mais discos, incluindo uma coleção de CDs para meditação e relaxamento, composições e mais composições – mais de 500, tendo, dentre elas, Hoje É Dia de Folia, gravada por Xuxa.
Hoje é dia de folia - Xuxa
Livros e projetos de cunho social, como o Paz Pela Paz, conhecido em grande parte do mundo por levar focos de paz aos povos.
Nando Cordel e Amelinha
Tenho certeza que muitos nem sabiam que as belíssima canções citadas acima eram de autoria dele.
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
som13.com.br
google.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário