Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, nascido em 25 de outubro de 1881 em Málaga.
Picasso jovem
É considerado um dos grandes mestres do século XX e o artista que mais fama alcançou fora do âmbito profissional, pois existem mais de 1500 obras suas em museus que recebem o nome de "Museu Picasso". Sua obra imensa em número, em variedade e em talento, estende-se ao longo de mais de setenta e cinco anos de atividade criadora, que o pintor compaginou sabiamente com o amor, a política, a amizade e um exultante e contagioso gozo da vida. Após a Segunda Guerra Mundial, Picasso se instalou no sul da França, lugar que frequentou desde os anos vinte. Sua vitalidade artística o levou à cerâmica e à escultura, que praticou com continuidade ao longo de toda sua carreira até o ponto de ser contado entre os grandes escultores de nosso século. Também sua abundante obra gráfica merece por si só um lugar de privilégio na história da arte moderna.
Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso. Ela retrata a cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e que fora produzida em 1937. Atualmente, a tela está em exposição no “Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia”, em Madrid, Espanha.
Les demoiselles d'Avignon
A obra faz uma forte crítica ao fascismo alemão e foi criada para a Exposição Internacional de Paris. Isso porque na altura do ocorrido, Pablo Picasso estava vivendo na França. O artista já estava trabalhando em outra obra para expor no evento.
Entretanto, o ataque a Guernica lhe afetou tanto, que ele decidiu mudar de ideia, e assim, surgiu uma das obras mais destacadas da história da arte mundial.
Suas duas últimas relações amorosas, com Francoise Gilot, que lhe deixou dois filhos, e com Jacqueline Roque, com quem se casou em 1961 e permaneceu até sua morte, deram a ele a estabilidade que tornou possível o assombroso desenvolvimento de sua obra de velhice. Sua legendária vitalidade dionisíaca não o abandonou até sua morte, a qual o surpreendeu em 8 de abril de 1973, em plena atividade criadora.
Amor e o mosqueteiro - 1969
Fontes:
seuhistory.com
google,com.br
pablopicasso.org
todamateria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário