terça-feira, 2 de abril de 2019




Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo, embora durante muitos anos muitos adoraram outras divindades.


Resultado de imagem para povo hebreu


Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade. Convém ressaltar, entretanto, que esses textos são repletos de símbolos e sua interpretação é bastante difícil.



Resultado de imagem para povo hebreu

A grande façanha do povo judeu foi transformar um livro que conta a sua história, narra a sua saga e doutrina sua vida no livro mais importante da Humanidade.

O Antigo Testamento conta a história do judeus, e Deus elege o povo judeu como o escolhido, de certa forma excluindo os outros povos, que foram massacrados pelos judeus na tomada de Canaã.

Vestígios da sociedade hebraica continuam sendo encontrados. Eles contribuem para lançar novas luzes sobre a história dos hebreus.

Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de palestina, onde se localiza hoje a Estado de Israel.


MAPA ANTIGA PALESTINA


Após obedecer ao chamado de Deus, Abraão o patriarca da fé, sai da sua terra e vai para Canaã, constitui sua família e gera seus filhos Ismael (filho de Agar) e Isaque (filho de Sará). Depois do nascimento de Isaque, Sara com ciúme e não querendo que seu filho seja relegado por Ismael o verdadeiro primogênito da família de Abraão, obriga o mesmo a expulsar Agar e Ismael para o deserto.

A origem da religião islamita é atribuída às origens da família de Ismael.


Resultado de imagem para agar no deserto com ismael
                                       Agar no deserto

A pedido de Deus, que pede um sacrifício para provar a fé de Abraão, esse leva o seu filho Isaque no Monte Moriá (hoje Jerusalém), para dar-lhe em sacrifício a Deus.


Resultado de imagem para abraão e isaque sacrificio
Sacrifício de Isaque


Essa passagem é muito parecida ao sacrifício que Agamenon é obrigado a fazer com sua filha Ifigênia no livro a Odisséia.


Isaque, casa-se com Rebeca e tem Esaú e Jacó, Em poucas palavras: José, filho de Jacó, sofria com a inveja dos irmãos, que decidiram vendê-lo a uma caravana que passava em direção ao Egito. Assim ele foi parar na corte do Faraó, como servidor. 


Resultado de imagem para josé é vendido pelos irmãos
                                José é vendido pelos irmãos

Depois de algumas peripécias, se tornou um personagem importante no Egito até aos dias de hoje, Exatamente nesse período, em Israel, havia uma seca e uma escassez de alimentos, e os filhos de Jacó foram para o Egito, pois lá havia alimentos. Encontraram o irmão que eles haviam vendido. José os perdoou e convidou toda a família para transferir-se para o Egito. E assim aconteceu. Foi assim que os hebreus foram parar naquelas terras.
Quando a família de Israel, descerá para o Egito na época eram 70 pessoas, e ao longo dos 430 anos seguintes se multiplicaram-se como as estrelas do céu, tornando-se um povo numeroso e fortalecido, primeiramente eram bem-vindos e bem tratados. Depois, com a morte de José, não tiveram mais nenhum privilégio. Foram, invés disso escravizados, pelos egípcios.

Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram em 300 e 400 anos, e acabaram transformados em escravos. Sua historia começa a ganhar destaque a partir do momento em que resolvem sair do Egito e, sob a liderança de Moisés, voltar a Canaã. Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C.


Resultado de imagem para exodus



Tomaram a região da Palestinas dos cananeus que foram massacrados.
Lá praticam a agricultura, o pastoreio, o artesanato e o comércio. Têm por base social o trabalho de escravos e servos. As tribos são dirigidas de forma absoluta pelos chefes de família (patriarcas), que acumulam as funções de sacerdote, juiz e chefe militar. Com a unificação destas, a partir de 1010 a.C., elegem juízes para vigiar o cumprimento do culto e da lei. Depois se unem em torno do rei. Produzem uma literatura dispersa, mas importante, contida em parte na Bíblia e no Talmude.

Resultado de imagem para talmude judaico


Em 70 d.C., a Palestina era uma província do Império Romano; as muitas rebeliões ocorridas na região levaram o governo imperial a expulsar os hebreus da Palestina. Esse acontecimento é denominado de diáspora. Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os judeus viveram sem pátria, atualmente são os palestinos que não tem pátria, pois suas terras foram tomadas pelos israelenses.


Resultado de imagem para império romano  na Palestina


Em meados do século 19, a maior parte dos judeus se encontrava nos países da Europa oriental, como a Polônia, a Lituânia, a Hungria e a Rússia. Nessa época, a antiga Israel era uma província do Império turco, denominada Palestina. Ao mesmo tempo, uma onda de nacionalismo atingia a Europa com a unificação da Itália e da Alemanha. Desenvolveu-se, então, também entre os judeus um movimento nacionalista que se orientava pela ideia de recriar uma nação judaica no território de sua pátria ancestral. O movimento recebeu o nome de sionismo, que se origina de Sion, a antiga designação de uma colina de Jerusalém que passou a denominar esta mesma cidade bem como a própria Israel

Com o fim da Primeira Guerra, o Império britânico, vitorioso, impôs seu poder em todo o Oriente Médio. Seu domínio foi marcado pelo desenvolvimento da economia e da infraestrutura da região (ferrovias, rodovias, sistemas de abastecimento de água, etc.), atraindo novas levas de imigrantes judeus. Em 1931, eles já eram cerca de 170 mil e suas colônias agrícolas progrediam assim como suas cidades, Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, onde se construíam fábricas, escolas e hospitais. Data desse momento a deterioração da relação entre árabes e judeus. A elite árabe não via com bons olhos os ideais democráticos judaicos nem a modernização social que eles promoviam. 

Resultado de imagem para dominação inglesa na palestina

Com o fim da Segunda Guerra, as organizações judaicas passaram a resgatar os que escaparam do holocausto nazista e a embarcá-los clandestinamente para Israel. A Inglaterra tentou impedir o desembarque dos refugiados, num dos episódios mais vergonhosos da sua história. Afinal, tratava-se dos sobreviventes de um dos mais cruéis massacres da história. A pressão internacional, os altos custos militares de ocupação da Palestina e ações guerrilheiras de grupos judeus forçaram a Grã-Bretanha a levar a questão para a recém-fundada Organização das Nações Unidas.

A 14 de maio de 1948, seis horas antes do término oficial do Mandato britânico, David Ben Gurion, que seria o primeiro governante israelense, leu a declaração de Independência de Israel. Os Estados Unidos e a União Soviética, as potências do pós-guerra, reconheceram rapidamente o novo Estado. Porém, já no dia seguinte à independência, os árabes se uniram para atacar Israel. Os judeus resistiram e venceram seus adversários. Na guerra, conquistaram 78% do antigo território palestino (22% a mais do que previa o plano de partilha da ONU para alojar a população árabe). Em 1949, firmou-se um primeiro acordo de paz entre os árabes e o Estado de Israel, já reconhecido pela comunidade internacional, inclusive o Brasil. Infelizmente, a paz e a convivência harmoniosa entre os povos da região não teve continuidade até hoje, assim como o Estado Palestino ainda não conseguiu ser efetivamente criado. De meados do século 20 até o início do século 21, a história de Israel e do Oriente Médio é marcada por tantos problemas e conflitos que constitui uma nova epopeia, quase tão longa quanto a dos 5 mil anos anteriores.   



Resultado de imagem para guerra dos seis dias israel


Fontes:
sohistoria.com.br
andrecarvalho2706.wixsite.com
historiandonanet07.wordpress.com
respostas.com.br/canaa
vestibular.uol.com.br
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...