segunda-feira, 8 de abril de 2019





1. Ponto (.)


O ponto pode ser utilizado para:


a) Indicar o final de uma frase declarativa:




Acho que Pedro está gostando de você.


b) Separar períodos:




Ela vai estudar mais tempo. Ainda é cedo.


c) Abreviar palavras:




V. Ex.ª (Vossa excelência)
2. Dois-pontos (:)


Deve ser utilizado com as seguintes finalidades:


a) Iniciar fala de personagens:




Ela gritou:
– Vá embora!


b) Anteceder apostos ou orações apositivas, enumerações ou sequência de palavras que explicam e/ou resumem ideias anteriores.




Esse é o problema dessa geração: tem liberdade, mas não tem responsabilidade.


Anote meu número de telefone: 863820847.


c) Anteceder citação direta:




É como disse Platão: “De todos os ani






mais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.”
3. Reticências (...)


Usa-se para:


a) Indicar dúvidas ou hesitação:




Sabe... preciso confessar uma coisa: naquela viagem gastei todas as minhas economias.


b) Interromper uma frase incompleta sintaticamente:




Talvez se você pedisse com jeitinho...


c) Concluir uma frase gramaticalmente incompleta com a intenção de estender a reflexão:




Pedofilia, estupros, assassinatos, pessoas sem ter onde morar, escândalos ligados à corrupção... assim caminha a humanidade.


d) Suprimir palavras em uma transcrição:




“O Cristo não pediu muita coisa. (...) Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” (Chico Xavier)
4. Parênteses ( )


Os parênteses são usados para:


a) Isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo, datas e, também, podem substituir a vírgula ou o travessão:




Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc (1871).


Numa linda tarde primaveril (meu caçula era um bebê nessa época), ele veio nos visitar pela última vez.
5. Ponto de exclamação (!)


Em que situações utilizar:


a) Após vocativo:




Juliana, bom dia!


b) Final de frases imperativas:




Fuja!


c) Após interjeição:




Ufa! Graças a Deus!


d) Após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo:




Que lástima!
6. Ponto de interrogação (?)


Quando utilizar:


a) Em perguntas diretas:




Quando você chegou?


b) Às vezes, pode ser utilizada junto com o ponto de exclamação para enfatizar o enunciado:




Não acredito, é sério?!
7. Vírgula (,)


Esse é o sinal de pontuação que exerce o maior número de funções, por isso aparece em várias situações. A vírgula marca pausas no enunciado, indicando que os termos por ela separados não formam uma unidade sintática, apesar de estarem na mesma oração.


A seguir confira as situações em que se deve utilizar vírgula.


a) Separar o vocativo:




Marília, vá à padaria comprar pães para o lanche.


b) Separar apostos:




Camila, minha filha caçula, presenteou-me com este relógio.


c) Separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado:




Os políticos, muitas vezes, visam somente os próprios interesses.


d) Separar elementos de uma enumeração:




Meus bolos prediletos são os de chocolate, coco, doce de leite e nata com morangos.


e) Isolar expressões explicativas:




Faça um bolo de chocolate, ou melhor, de chocolate e morangos.


f) Separar conjunções intercaladas:




Os deputados não explicaram, porém, o porquê de tantas faltas.


g) Separar o complemento pleonástico antecipado:




Havia no rosto dela ódio, uma ira, uma raiva que não possuía justificativa.


h) Isolar o nome do lugar na indicação de datas:




São Paulo, 10 de Dezembro de 2016.


i) Separar termos coordenados assindéticos:




Vim, vi, venci. (Júlio César)


j) Marcar a omissão de um termo:




Maria gosta de praticar esportes, e eu, de comer. (omissão do verbo gostar)


Antes da conjunção, como nos casos abaixo:


k) Quando as orações coordenadas possuem sujeitos diferentes:




Os políticos estão cada vez mais ricos, e seus eleitores, cada vez mais pobres.


l) Quando a conjunção “e” repete-se com o objetivo de enfatizar alguma ideia (polissíndeto):




Eu alerto, e brigo, e repito, e faço de tudo para ela perceber que está errada, porém nunca me escuta.


m) Utilizamos a vírgula quando a conjunção “e” assume valores distintos que não retratam sentido de adição (adversidade, consequência, por):




Teve febre a noite toda, e ainda está muito fraca.


Entre orações:


n) Para separar as orações subordinadas adjetivas explicativas:




Amélia, que não se parece em nada com a Amélia da canção, não suportou seu jeito grosseiro e mandão.


o) Para separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas, com exceção das orações iniciadas pela conjunção “e”:




Pediu muito, mas não conseguiu convencer-lhe.


p) Para separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal:




A casa, tão cara que ela desistiu da compra, hoje está entregue às baratas.


q) Para separar as orações intercaladas:




Ficou doente, creio eu, por conta da chuva de ontem.


r) Para separar as orações substantivas antepostas à principal:




Quando me formarei, ainda não sei.
8. Ponto e vírgula (;)


a) Utiliza-se ponto e vírgula para separar os itens de uma sequência de outros itens:




Para preparar o bolo vamos precisar dos seguintes ingredientes:


1 xícara de trigo;
4 ovos;
1 xícara de leite;
1 xícara de açúcar;
1 colher de fermento.


b) Utilizamos ponto e vírgula, também, para separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula:




“O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o inferior um tanto tenso." (O Visconde de Inhomerim - Visconde de Tainay).



9. Travessão (—)


O travessão deve ser utilizado para os seguintes fins:


a) Iniciar a fala de um personagem no discurso direto:




Então ela disse:


— Gostaria que fosse possível fazer a viagem antes de Outubro.


b) Indicar mudança do interlocutor nos diálogos:




— Querido, você já lavou a louça?
— Sim, já comecei a secar, inclusive.


c) Unir grupos de palavras que indicam itinerários:




O descaso do poder público com relação à rodovia Belém—Brasília é decepcionante.


d) Substituir a vírgula em expressões ou frases explicativas:




Dizem que Elvis — o rei do rock — na verdade, detestava atuar.
10. Aspas (“”)


As aspas são utilizadas com os seguintes objetivos:


a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:




A aula do professor foi “irada”.


Ele me pediu um “feedback” da resposta do cliente.


b) Indicar uma citação direta:




“Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala.” (O prazer de viajar - Eça de Queirós)


Observação: Quando houver necessidade de utilizar aspas dentro de uma sentença onde ela já esteja presente, usa-se a marcação simples ('), não dupla (").


Fontes:
infoescola.com
portugues.com.br


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