sábado, 13 de abril de 2019

Resultado de imagem para sidney poitierResultado de imagem para sidney poitierResultado de imagem para sidney poitierResultado de imagem para sidney poitier



No dia 13 de abril de 1964, Sidney Poitier se tornou o primeiro negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator, pelo seu papel como um operário que ajuda a construir uma capela em "Uma Voz nas Sombras" (1963). Ao receber a estatueta das mãos da atriz Anne Bancroft, ele ganhou dela um beijo na bochecha, gesto que causou um certo escândalo entre o público mais conservador da época.

Resultado de imagem para sidney poitier recebendo o oscar


Poitier nasceu em 1927, quando seus pais, que moravam nas Bahamas, estavam visitando os Estados Unidos. Na adolescência, ele abandonou a escola e voltou para os EUA para se alistar no Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Após seu período militar, ele se interessou por teatro e se inscreveu no American Negro Theater, em Nova York. Rejeitado inicialmente por causa de seu forte sotaque, Poitier praticou até dominar o modo de falar dos EUA. Assim, acabou admitido pela companhia. Ele estreou na Broadway em 1946 e em 1950 atuou pela primeira vez no cinema.

Resultado de imagem para sidney poitier to sir with love


No final de 1949, Poitier teve que escolher entre o papel principal em uma peça da Broadway ou o convite de Darryl F. Zanuck para atuar no filme “O Ódio é Cego” de Joseph L. Mankiewicz. Escolheu o cinema e interpretou um médico negro que tratava de brancos racistas. Depois de vários papéis secundários começou a receber convites para o papel principal. Em 1958, atuou em “Acorrentados”, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de “Melhor Ator”. Em 1963, por sua atuação em “Uma Voz nas Sombras”, ganhou a estatueta de Melhor Ator. Poitier se tornou o primeiro ator negro a ser indicado ao Oscar e o primeiro ator negro a ganhar o Prêmio.




To sir with love (Ao mestre com carinho)

Além de seu trabalho no cinema e nos palcos, Poitier participava dos movimentos em defesa dos direitos civis. Seus papéis em “Ao Mestre com Carinho” (1967), “Adivinhe Quem Vem Para Jantar” (1967) e “No Clamar da Noite” (1967) foram marcos históricos na quebra das barreiras sociais entre afro-americanos e brancos. Nos anos 70, Poitier passou a dirigir e produzir alcançando sucesso em ambas as áreas. Sua primeira direção foi no filme “Um Por Deus, Outro Pelo Diabo” (1972).


Guess who´s coming to dinner (Advinhe quem vem pra jantar)

Recusando-se a interpretar papéis estereotipados, Poitier abriu portas para os artistas que o seguiram. Com sua histórica vitória no Oscar, Poitier tornou-se apenas o segundo afro-americano a ganhar uma estatueta da Academia. A primeira pessoa negra a receber a premiação foi Hattie McDaniel, que venceu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em 1939 por "...E o Vento Levou". McDaniel interpretou Mammy, mulher escravizada que servia à protagonista Scarlett O'Hara. Mais tarde essa personagem seria criticada por representar um estereótipo de afro-descendentes. Em 2002, Poitier recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra.

                      Shoot to kill - 1988 (Atirando para matar)


Fontes:
seuhistory.com
youtube.com.br
ebiografia.com
google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...