Hoje vamos falar da Copa do Mundo de 1954, realizado na Suíça.
Grosics; Buzansky, Bozsik e Lantos; Zakarias, Lorant; Toth (Budai), Hidegkuti e Czibor; Puskás e Kocsis.
Essa era a melhor seleção da Copa do Mundo de 1954, a seleção "magiar" ou simplesmente a Seleção da Hungria.
O sistema de jogo idealizado por seu técnico Gusztáv Sebes, chamado de WM (três zagueiros, dois volantes, e cinco atacantes) quando o time atacava, e MW (cinco zagueiros, dois volantes e três atacantes) quando era atacado.
Por ter sido neutra durante a Segunda Guerra Mundial, a Suíça não sofreu com a destruição de suas cidades, e por isso, foi escolhida pela FIFA para sede da Copa de 1954.
Essa foi a Copa do Mundo com maior número de gols com 140 gols (média de 5,38 por partida).
O artilheiro da Copa foi o húngaro, Kocics com 11 gols.
A partir dessa copa o Brasil passou a usar a famosa camisa canarinho (amarela) com calções azuis.
O Brasil na primeira fase goleou o México por 5x0, empatou com a Iugoslávia por 1x1, e perdeu da Hungria nas quarta de finais por 4x2.
EM Pé (Esquerda para a direita): Djalma Santos (Portuguesa de Desportos), Brandãozinho (Portuguesa de Desportos), Castilho (Fluminense), Nilton Santos (Botafogo), Pinheiro (Fluminense) e Bauer (São Paulo e Capitão do Brasil).
AGACHADOS (Esquerda para a direita): Mário Américo (Massagista), Julinho Botelho (Portuguesa de Desportos), Didi (Botafogo), Baltazar (Corinthians), Pinga (Vasco da Gama) e Rodrigues (Palmeiras). Não aparece na foto, mas o treinador era Zezé Moreira (Foto abaixo).
Na semifinal a Hungria empatou com o Uruguai no tempo regulamentar por 2x2 e venceu por 2x0 a prorrogação, sendo essa a primeira derrota da seleção do Uruguai em Copas do Mundo.
A Hungria que tinha vencido a Alemanha na primeira fase por 8x3, a Alemanha atuou com jogadores reservas nesse jogo.
Hungria e Alemanha fizeram a final em 4 de julho. Nesse dia chovia muito, e o capitão da seleção alemã Fritz Walter,comemorou o campo encharcado, pois sabia que tecnicamente a seleção húngara era melhor, e com gramado seco deveria prevalecer o seu futebol.
Seleção da Alemanha - Campeã
Turek, Liebrich, Posipal, Kohlmeyer, Eckel, Mai, Morlock Fritz Walter, Rahn, Ottmar Walter e Schafer. Técnico: Herberger.
A Hungria começou vencendo por 2x0 com gols de Puskas e Czibor, a Alemanha empatou ainda no primeiro tempo com Max Morlock e Helmut Rahn. No segundo tempo a Hungria perdeu muitos gols e Helmut Rahn fez o gol da vitória alemã aos 39 minutos do segundo tempo.
Fontes:
globoesporte.globo.com
wikipedia.org
suapesquisa.com
medium.com
cacellain.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário