Hoje iremos falar da Copa do Mundo de 1934, na Itália.
A Copa do Mundo FIFA de 1934 foi a segunda Copa do Mundo FIFA, o campeonato mundial entre seleções masculinas de futebol. Teve lugar na Itália de 27 de maio a 10 de junho.
Esta Copa do Mundo foi a primeira à qual as equipes tiveram de se classificar para participar. Trinta e duas nações entraram para a competição e, depois das eliminatórias, 16 seleções participaram do torneio definitivo. O então campeão Uruguai não quis participar em represália as seleções europeias que 4 anos antes não quiseram ir a sua copa em 1930. A Itália se tornou a segunda campeã mundial, derrotando a Checoslováquia por 2 a 1 na final.
A Copa de 1934 teve duas curiosidades em relação aos seus participantes: foi a única copa com eliminatórias na qual o país-sede teve de se classificar (a Itália eliminou a Grécia) e a única na qual os campeões (Uruguai) não defenderam o título. O Uruguai não aceitou ir Itália em represália a não ida de diversas seleções europeias à Copa do Uruguai.
O Egito foi o primeiro país africano a participar de uma Copa do Mundo, exatamente em 1934.
Antes de todas as partidas, os jogadores italianos faziam a saudação fascista para Mussolini.
Mussolini
Após um longo processo de tomada de decisão em que o comitê executivo da FIFA se reuniu oito vezes, a Itália foi escolhida como o país anfitrião em uma reunião em Estocolmo em 9 de outubro de 1932. A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo, por decisão unânime dos 29 membros.A candidatura italiana ganhou força após a desistência da Suécia. O ditador fascista Benito Mussonili fez questão da Copa ser na Itália (para provar a superioridade do fascismo italiano) e designou o general Giorgio Vaccaro para a missão de negociar com a FIFA. O governo italiano garantiu que dinheiro não seria problema e investiu 3,5 milhões de liras no torneio.
Algumas outras curiosidades na Copa de 34:
Filiado à Federação Brasileira de Futebol, de caráter profissional, o Palmeiras escondeu seus jogadores em uma fazenda no interior paulista, evitando possíveis convocações para o Mundial pela CBD, que ainda era amadora.
Seleção brasileira no embarque para Itália
Em 1934, ocorreu um fato único na história das Copas. Mesmo recebendo o Mundial, a seleção italiana foi obrigada a disputar as eliminatórias.
Autor de três gols na Copa, o suíço Leopold Kielholz atuava usando óculos.
Leopold Kielholz
O italiano Luigi Bertolini disputou toda a competição com uma faixa na cabeça para evitar machucados causados pela costura da bola.
O técnico da Itália, Vittorio Pozo, foi o que ficou mais tempo comandando uma seleção de 1929 até 1948. Foi um dos fundadores do clube Torino da Itália.
Vittorio Pozo
O sistema de disputa era diferente, em jogos eliminatórios inclusive nas oitavas de final. O Brasil que perdeu para a Espanha por 3x1 em Gênova e Argentina que perdeu para a Suécia por 3x2 em Bolonha, foram eliminados da competição com apenas um jogo disputado.
Oito estádios foram designados para a disputa da Copa do Mundo, e a final foi no Estádio Nacional em Roma.
Estádio do Partido Nacional Fascista - Roma
O artilheiro da competição foi Oldřich Nejedlý da Checoslováquia, com 5 gols.
O único gol do Brasil foi marcado por Leônidas da Silva, "Diamante Negro". Ele foi também o inventor do gol de bicicleta.
Leônidas da Silva
Único gol brasileiro na Copa de 1934.
Fontes:
wikipedia.org
museudosesportes.blogspot.com
copadomundo.uol.com.br
google.com.br
donosdacopa.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário