Hoje vamos falar do romance de Choderlos de Laclos "As relações perigosas"
Pierre Ambroise François Choderlos de Laclos nasceu na França em 1741, foi integrante do corpo da artilharia francesa.
O romance foi escrito entre 1780 e 1781, publicado em 1782, causou sucesso e escândalo ao retratar a sociedade aristocrática francesa da época.
As Relações Perigosas é construído exclusivamente a partir de cartas, (romance epistolar). Existe um narrador que pouco se manifesta e se apresenta apenas como alguém que teve acesso àquelas cartas e decide compartilhar com o público suas histórias. Ele é quase um narrador-historiador, apresentando os fatos (mesmo que fictícios!) e deixando que o próprio leitor tire suas conclusões.
Os principais personagens do livro são o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil, verdadeiros representantes da nobreza francesa e defensores de um estilo de vida libertino. Durante toda a história, os dois arquitetam planos e malabarismos para fazer com que outros entrem em seus jogos de prazer – criando, de fato, relações perigosas caso algum deles fosse descoberto pela sociedade -, mantendo para os demais a todo instante uma imagem de si tão pura quanto possível.
O clássico de Choderlos de Laclos começa com dois planos de ação que inevitavelmente se cruzam. Visconde de Valmont escolheu sua nova vítima: a presidente de Tourvel é uma mulher bem casada, fiel ao seu marido e aos preceitos cristãos. Convenientemente, está passando uma temporada na casa da tia do visconde, e é aí que ele encontra a oportunidade perfeita para seduzi-la e tentar jogar por terra suas crenças monogâmicas. Pouco a pouco, o visconde se insinua para a presidenta através das cartas que a envia, mostrando claramente que seu amor por ela não pode ser controlado – e forçando inconscientemente que a presidenta o deseje também, colocando-a em uma luta moral interna.
A marquesa de Merteuil, por sua vez, tem um roteiro próprio. Ela é correspondente de Cécile de Volanges, uma jovem que vivera por anos em um convento e fora retirada por sua mãe, que desejava casar-lhe com um homem mais velho. Cécile aceita o arranjo, mas secretamente deseja Danceney, um rapaz amigo da família que lhe auxiliava no ensino da harpa. Entra aí a marquesa: aconselhando Cécile, instrui-a a não desistir de seu amor juvenil, mesmo que isso signifique trair seu futuro marido.
Lançado com grande sucesso na época, As relações perigosas teve vinte edições esgotadas apenas no primeiro ano de sua publicação. O livro ficou ainda mais popular depois de várias adaptações para o cinema, protagonizadas por estrelas hollywoodianas como Jeanne Moreau, Glenn Close e John Malkovich. E também boa parte do sucesso do romance deve-se ao fato de a história explorar com muita inteligência os caminhos obscuros do desejo. Esta edição, com tradução de Dorothée de Bruchard, traz uma introdução da editora inglesa Helen Constantine.
A minissérie da Globo "Relações Perigosas", com Patricia Pillar , Selton Melo e Isabela Santoni, também foi baseada no romance de Laclos.
Fontes:
wikipedia;org
youtube.com
literar.com.br
companhiadasletras.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário