Hoje vamos falar da atriz e dançarina russa Ida Rubinstein.
Nascida em 1885, São Petersburgo , Rússia - morreu em 20 de setembro de 1960, Vence, França), dançarina, atriz e patrona das artes cênicas.
Um órfão de uma família judia abastada, Rubinstein usou sua herança considerável para comissões para as artes. Quando jovem, estudou mímica e recitação e foi uma grande admiradora da dançarina americana Isadora Duncan . Ela estudou com Michel Fokine , e ele coreografou Salomé para ela, uma performance que foi vista apenas uma vez, por causa da intervenção do censor (1909).
Salomé
Embora ela se movesse graciosamente, a excepcional beleza de Rubinstein aparentemente superava em muito seu talento para dançar. No entanto, Fokine recomendou que Serge Diaghilev a usou no papel-título de Cleópatra, que abriu a primeira temporada de Paris do Ballet Russes em 1909. Outros membros do elenco incluíram Anna Pavlova e Vaslav Nijinsky . Rubinstein foi escolhido também para Zobeide na produção de 1910 de Scheherazade. No ano seguinte, ela deixou a companhia de Diaghilev e formou sua própria trupe.
Embora ela se movesse graciosamente, a excepcional beleza de Rubinstein aparentemente superava em muito seu talento para dançar. No entanto, Fokine recomendou que Serge Diaghilev a usou no papel-título de Cleópatra, que abriu a primeira temporada de Paris do Ballet Russes em 1909. Outros membros do elenco incluíram Anna Pavlova e Vaslav Nijinsky . Rubinstein foi escolhido também para Zobeide na produção de 1910 de Scheherazade. No ano seguinte, ela deixou a companhia de Diaghilev e formou sua própria trupe.
As muitas comissões de Rubinstein refletiam seu interesse pela grande arte. Entre eles estavam Bolero de Maurice Ravel (1911) e La Valse, ambos coreografados por Fokine; A música de Claude Debussy para O Martírio de São Sebastião (1911), do poeta Gariele D´Annunzio , em que ela interpretou o papel principal; O Beijo da Fada, com música de Igor Stravinsky , coreografada por Bronislava Nijinska (1928); e Perséfone, música de Stravinsky, coreografia de Kurt Jooss (1934). Em 1924 ela dançou o Istar de Léo Staats na Ópera de Paris .
Durante este período, ela virou-se para um drama sério , aparecendo em papéis de título como Camille por Alexandre Dumas. A trupe de Rubinstein foi a mais influente durante a temporada de 1928-1929. Embora ela tenha revivido a empresa em 1931 e novamente em 1934, ela desistiu em 1935, aposentando-se na Riviera Francesa, onde viveu até 1960. As muitas dançarinas famosas que apareceram com sua companhia incluíam Frederick Ashton, Roman Jasinsky, David. Lichine e Nina Verchinina.
Bolero de Ravel
Maurice Ravel
Fontes:
wikipedia.org
youtube.com
google.com
britannica.com/biography/Ida-Rubinstein
Fontes:
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britannica.com/biography/Ida-Rubinstein
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