quinta-feira, 14 de junho de 2018

Hoje vamos falar da Copa do Mundo da França em 1998.


World Cup 1998 FIFAlogo.png



Foi a décima sexta edição do campeonato, e a segunda vez sediado na França. Foi a primeira vez que 32 seleções participaram.


O mascote da Copa foi Footix, uma  mistura de footbal com Asterix.

Mascote Copa do Mundo 1998 - Footix (Foto: Reprodução)



A fase inicial da competição teve sua fórmula modificada em relação à edição anterior. Enquanto 24 equipes divididas em 6 grupos competiram em 1994, 32 seleções divididas em 8 grupos disputaram o último certame do século XX. Apenas o campeão e o vice de cada grupo se classificavam para a segunda fase, em oposição a torneios predecessores onde alguns terceiros colocados também garantiam vaga na fase final. A fase final não se alterou: os 16 classificados se reúnem em oitavas-de-final e jogam o mata-mata.

No Grupo A, o Brasil, um dos favoritos ao título, estava acompanhado por Escócia, marrocos e Noruega, equipes de nível mais limitado. O time mesclava a experiência de Dunga e Tafarel com alguns jovens talentos, como Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo "Fenômeno", e acabou se classificando em primeiro lugar no grupo, mesmo após uma derrota contra a Noruega, que ficou em segundo lugar no grupo.

Ronaldo tinha participado na Copa de 94, mas muito jovem, com 17 anos,  não jogou nenhuma partida.

Na Copa de 98, já consagrado em times europeus como PSV Eindhoven da Holanda, e Barcelona da Espanha, Internazionale da Itália,  ele era a grande esperança do Brasil na Copa do Mundo.

A pressão parece que foi muito forte e ele sucumbiu antes da final, tendo convulsões, e levad0 às pressas para o hospital no dia da grande final.

A surpresa da ausência de Ronaldinho, pegou o Brasil e o Mundo inteiro. O atacante Edmundo já havia sido escalado para o seu lugar pelo técnico Zagalo, mas outra surpresa ocorreria, minutos antes da final o fenômeno foi escalado.


Copa do Mundo 1998 - Zidane França (Foto: Agência AP )


Tudo isso abalou os jogadores do Brasil que foram presas fáceis de Zidane e equipe. A França venceu por 3x0 e foi pela primeira vez campeão mundial de futebol.





                                     Fina da França 1998

Na fase final a França que tinha se classificado com folga nas oitavas, passou sufoco contra o Paraguai, e só se classificou com o "gol de ouro" uma novidade estrambólica daquela Copa. Após o final da partida havia uma prorrogação de de 30 minutos (15x15) e se saísse um gol nesse período que marcasse o gol venceria o jogo, não importando se fosse no primeiro minuto ou no ultimo minuto da prorrogação.

A França eliminou a Itália nos pênaltis na partida seguinte depois de 0x0 no tempo normal e prorrogação e foi para a final.

O Brasil venceu o Chile por 4x1, a Dinamarca por 3x2, e venceu a Holanda nos pênaltis, depois de um  empate de 1x1 no tempo normal e prorrogação.


O artilheiro da Copa foi Davor Suker da Croácia com 6 gols.

Resultado de imagem para davor suke



Resultado de imagem para poster da frança campeã de 98

Blanc, Ibrahim Ba, Zidane, Dessaily, Candela, Pires
Baths,, Lizarazu, Dechamps, Karembeu, Maurice

Resultado de imagem para frança campeã de 1998
Tafarel, César Sampaio, Rivaldo, Aldair, Junior Baiano, Cafú
Ronaldinho, R.Carlos, Leonardo, Bebeto, Dunga



Fontes:
wikipedia.org
globoesporte.globo.com
googel.com.br
youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...