domingo, 10 de junho de 2018

Copa do Mundo da Espanha 1982.




Copa do Mundo FIFA de 19821982.jpg



A Copa do Mundo FIFA de 1982 foi a 12.ª edição da Copa do Mundo da FIFA. Foi a primeira a contar com 24 seleções, entre elas várias estreantes. No total, 105 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Espanha e teve como campeã a Itália.

O mascote da Copa foi o Naranjito.


Resultado de imagem para mascote da copa da espanha


A seleção brasileira, comandada por Telê Santana com futebol ofensivo e goleador conquistou a Espanha e encantou o mundo!Jogadores como Leandro, Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates e Éder,  apresentaram um futebol de muita técnica, toque de bola vertical, lindos gols e muitos artilheiros no mesmo time, passando para a História como uma das melhores de todos os tempos!

Outras grandes seleções marcaram presença na Espanha. A França de Michel Platini, Jean Tigana, Marius Trésor; a Alemanha de Rummenigge, e Breitner, a Argentina de Passarella, Ardiles e Maradona.

Do lado da seleção italiana, que havia deixado uma ótima impressão em 1978, o experientíssimo Dino Zoff, Cabrini, Gentile, Tardelli, Conti e Paolo Rossi. A seleção estava numa má fase e brigada com a imprensa italiana.

Rossi vinha de uma suspensão de dois anos por ter sido acusado de participar da máfia das loterias na Itália, onde resultados eram arranjados para beneficiar alguns apostadores.

Três técnicos brasileiros trabalharam na Copa de 1982. Telê Santana dirigindo o Brasil, Tim, pelo Peru, e Carlos Alberto Parreira, pelo Kuwait.



O Brasil jogou o melhor futebol daquela Copa, com jogadores de talento e bem treinados por Telê Santana.

Foi uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos, comparadas as de 1950, 58, 1970, e apesar do fracasso à de 1974 também tinha vários talentos, mas mau treinados.

Fahid Al-Ahmad Sabah, ministro dos esporte no Kuwait, interferiu no resultado do jogo entre França e Kuwait. Inconformado com a confirmação de um gol, no qual ele considerou irregular, desceu até o campo e ordenou que sua equipe deixasse o gramado, caso aquele gol fosse validado. O árbitro russo Miroslav Stupar anulou o gol. Em 1990, quando o Iraque invadiu o Kuwait, o ministro dos esportes não teve a mesma sorte e foi morto pelos soldados de Saddam Hussein.


O música  do Brasil na Copa foi uma gravação do jogador Junior lateral esquerdo. O  nome da música era Povo feliz de
Memeco e Nonô do Jacarezinho.




A tragédia do Sarriá

Brasil e Itália se enfrentaram pelo terceiro jogo da segunda fase em seu grupo. Como a Argentina tinha perdido por 2 x 1 para a Itália, e por 3 x 1 para o Brasil, a seleção canarinho, aquela altura tida como favorita ao título, tinha a vantagem do empate para se classificar em primeiro no grupo. A maioria dos torcedores brasileiros acreditava em uma vitória tranquila, pois a Itália, até então, só havia vencido um jogo na copa, enquanto o Brasil era o único com aproveitamento de 100%. Logo no início da partida, aos 5 minutos, ataque da Itália com um cruzamento vindo da esquerda e cabeceio do artilheiro Paolo Rossi, com a defesa brasileira apenas assistindo a cabeceada do italiano. Seguiu o jogo, o Brasil não se intimidou. Ainda no 1º tempo, Zico se livra de Claudio Gentile e toca para Sócrates, o "doutor" invadiu a área e chutou colocado e forte, empatando o confronto. A Itália marcava forte a saída de bola do Brasil, e forçava o erro da seleção. Em uma reposição de bola do goleiro brasileiro Waldir Peres, Toninho Cerezo fez um toque lateral para o meio, entre Luisinho e Falcão, o veloz Paolo Rossi tomou a bola, encaminhou-se de frente para o gol brasileiro e chutou forte, marcando 2 x 1.

Mas o "time canarinho" ainda tinha todo o 2º tempo para empatar e se classificar. Foi no segundo tempo que o time de Telê pressionou o adversário buscando o empate. Em um lance memorável Júnior saiu com a bola da lateral esquerda para o meio, tocou a bola para Falcão na entrada da área, Cerezzo fez uma ultrapassagem que levando a marcação e abrindo espaço na defesa squadra azzurra, e Falcão chutou forte empatando o confronto: 2 x 2. Aquele resultado era o suficiente para a classificação do Brasil. Mas o lance fatal viria logo em seguida: escanteio para a Itália, o time brasileiro, que só jogava no ataque, estava todo dentro da área. Cobrado o escanteio, a bola sobrou na entrada da área, um chute é desferido e a bola achou ele, Paolo Rossi, que desviou a trajetória e matou Valdir Peres: 3 x 2. Detalhe: Junior estava embaixo da trave brasileira dando condições ao matador italiano Rossi. Depois disso tudo, a Itália teve um gol legítimo mal anulado pela arbitragem (que aumentaria o placar da derrota brasileira para 2 X 4) e o Brasil teve uma última chance no finalzinho da partida, mas o veterano e excepcional goleiro Dino Zoff confirmou a derrota brasileira ao fazer uma defesa espetacular em uma cabeçada certeira de Oscar.

Todos falam da defesa do goleiro Gordon Banks numa cabeçada de Pelé na Copa de 70 como a melhor defesa das Copas, mas a defesa de Zoff, numa cabeçada certeira de Oscar, no último minuto de jogo, foi a defesa da Copa. O Brasil se classificaria com o empate.


Brasil x Itália

Na disputa do terceiro lugar a Polônia venceu a França por 3x2.

Na finalíssima com gols de Rossi, Tardeli e Altobeli, e Breitner para a Alemanha, a Itália foi tricampeã mundial de futebol.

A campanha da Itália na Copa foi bastante irregular.

Na primeira fase ela empatou os três jogos: com a Polônia em 0x0, com o Perú em 1x2 e com Camarões em 1x1.

Na segunda fase a Itália venceu a Argentina por 2x1 e o Brasil por 3x2, três gols de Rossi.

Na semifinal venceu a Polônia por 2x0, dois gols de Rossi.

Rossi foi o artilheiro com seis gols nos três últimos jogos, 3 no Brasil, 2 na Polônia e 1 na Alemanha.



 Em pé, da esquerda para a direita, estão Zoff, Antognoni, Scirea, Graziani, Collovato e Gentile. agachados: Rossi, Conti, Cabrini, Oriali e Tardelli.





wikipedia.org
google.com.br
youtube.com
smartkids.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos falar hoje de objeto direto e objeto indireto. O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o se...